O que você precisa saber sobre recrutamento pelas redes sociais

Área do Cliente

O que você precisa saber sobre recrutamento pelas redes sociais



06 de novembro de 2017

O que você precisa saber sobre recrutamento pelas redes sociais

A internet tem aproximado as pessoas no mercado de trabalho de uma forma nunca imaginada. Por isso, os gestores de RH das empresas da construção civil precisam estar atentos às inovações dessa área — e o recrutamento pelas redes sociais é uma delas.

O primeiro passo é entender como a gestão do capital humano tem se transformado com as informações que circulam na web. As mídias sociais têm conectado empregadores e trabalhadores, permitindo o monitoramento do mercado, busca de vagas e de candidatos.

Hoje, estar à frente desse setor exige a capacidade de atrair novos talentos através da rede mundial de computadores. Canais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram fazem tanto sucesso porque seu conteúdo pode ser produzido e disseminado por todos.

Mas, afinal, o que você  precisa saber sobre recrutamento pelas redes sociais? Falaremos mais sobre o assunto a seguir. Confira!

A internet amplia os contatos profissionais

O network criado por meio dessas plataformas é um dos principais benefícios tanto para os profissionais quanto para os recrutadores. A rede social mais popular para quem procura uma colocação no mercado de trabalho é o LinkedIn.

Por lá, é possível encontrar profissionais de várias áreas, analisar diferentes perfis e experiências, além de poder interagir enviando mensagens privadas. Já o Facebook, o Instagram e o Twitter possibilitam uma análise de cunho mais pessoal, identificando quais são os interesses do candidato fora do ambiente de trabalho.

O currículo de papel está acabando

Até pouco tempo atrás, o recrutador analisava um currículo impresso que chegava por meio de uma indicação. Hoje, as redes sociais assumem cada vez mais a tarefa de apresentar o candidato antes mesmo de ele ser chamado para uma entrevista.

As montanhas de papel não são mais uma realidade dos departamentos de RH. Por isso, as agências de emprego com instalações físicas para receber o candidato também estão ficando para trás, dando lugar às agências online.

A grande questão é que os gestores de RH perceberam que os bons profissionais precisam ser encontrados. Dificilmente chegam até a empresa por meio de um simples currículo.

Mas ainda não é o fim da entrevista pessoal

Vale ressaltar que o recrutamento pelas redes sociais não exterminou a entrevista pessoal. Na realidade, essa tem sido uma das principais ferramentas para o primeiro contato.

Porém, para conhecer ainda mais o candidato, o encontro presencial ainda pode ser decisivo. Afinal, esse é o momento de checar as informações levantadas inicialmente através do mundo virtual e confirmar se o candidato tem um perfil relevante para a empresa.

Redução de tempo e dinheiro

As grandes vantagens do recrutamento pelas redes sociais é a otimização do tempo do recrutador, bem como a redução de custos. Isso porque a escolha do candidato ideal é feito seguindo uma série de qualificações pré-determinadas, que podem ser filtradas rapidamente nas plataformas online.

O agendamento da entrevista é feito então com poucos candidatos ou apenas aquele ideal, o que agiliza o processo. A preparação das perguntas também se torna mais prática, pois o perfil já foi esmiuçado antecipadamente e a conversa é mais objetiva.

A apresentação da empresa também é importante

Saiba que o inverso também é verdadeiro, pois, muitas vezes, o candidato é quem dispensa a vaga oferecida. Lembra que as redes conectam as pessoas? Se o ambiente interno não for bom para os colaboradores, informações negativas se espalham rapidamente pela web.

Por isso, é fundamental cuidar da reputação da empresa nos âmbitos corporativo e online. Inclusive, há sites especializados em divulgar experiências de funcionários em qualquer empresa, assim como a média salarial para diferentes cargos, como o Love Mondays.

As redes sociais servem não apenas para divulgar oportunidades de trabalho, mas também para apresentar suas políticas internas, cultura, objetivos organizacionais e perspectivas para o profissional. Assim, será mais fácil atrair bons candidatos que se identificam com os valores da organização.

Parceria para recrutamento pelas redes sociais

O maior bem da empresa, como muitos especialistas fazem questão de frisar, é o seu capital humano. Conseguir bons profissionais é um desafio muito grande e uma das maiores responsabilidades de qualquer gestor. Por isso, contar com ajuda de profissionais qualificados para o recrutamento e seleção, com os da nossa parceira Maio Gente e Gestão, é fundamental para ter sucesso.

Fazer o recrutamento pelas redes sociais é uma maneira de estar antenado às práticas mais modernas e eficientes do setor de RH, já que é possível “garimpar” profissionais que farão diferença na empresa em busca de resultados cada vez melhores.

O que você achou do conteúdo? Tem dúvidas sobre o uso da tecnologia a favor do seu negócio? Entre em contato e conheça todas as soluções que podemos oferecer!



Noticias relacionadas

Descubra como tornar sua empresa mais competitiva no mercado de construção

Descubra como tornar sua empresa mais competitiva no mercado de construção

Descubra como ser mais assertivo nas decisões de seu negócio, tornando mais competitivo no mercado da construção civil.

Saiba mais!
Dimensionamento de cidades e comunidades para o futuro é o tema central da EFS 2017

Dimensionamento de cidades e comunidades para o futuro é o tema central da EFS 2017

A construção civil é uma das atividades econômicas de maior prestígio econômico, não apenas no Brasil, mas em todo...

Saiba mais!
Você utiliza BIM a favor de seu negócio?

Você utiliza BIM a favor de seu negócio?

É possivel reunir informações sobre orçamento, cronograma de obra, materiais, dimensões, procedimentos e muito mais, em uma única plataforma....

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: