CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra a importância do check-up preventivo da sua obra

Na fase final de uma obra, uma das providências mais importantes é o check-up preventivo antes da entrega aos compradores. Por meio da conferência de diversos fatores que afetam a segurança do imóvel, é possível evitar acionamentos na Justiça para reparos quando o morador já se encontra no imóvel e até mesmo tragédias que envolvam falhas de estrutura.

Os cuidados devem ser tomados desde o planejamento da obra, tais como definição de locais para saída de emergência, instalação de extintores, segurança dos sistemas hidráulico e elétrico, da tubulação de gás, entre outros.

Apenas as certificações do Corpo de Bombeiros não são suficientes para um imóvel seguro. Descubra, neste texto, a importância do check-up preventivo e como fazê-lo. Siga em frente! 

O que o check-up preventivo deve avaliar

Apenas a com conquista do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) não é garantia de que o empreendimento está seguro contra desabamentos e incêndios. O ideal é que engenheiros especializados façam uma avaliação completa de todos os sistemas construtivos, tais como hidráulico, elétrico, hidrantes, locais de extintores e escadas.

No caso de um condomínio, essas vistorias devem ser periódicas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que cada empreendimento deve ter um manual de manutenção, onde deve estar descrito a periodicidade pela qual os sistemas devem passar por vistorias e reparos.

Construção precisa de avaliações rotineiras

O empreendimento precisa passar por avaliações periódicas desde o início das obras. Observar rachaduras, manchas e fissuras é essencial para detectar problemas antes que eles se tornem maiores e de difícil solução.

Preste atenção aos seguintes itens:

Paredes

Os primeiros sinais de problemas costumam aparecer nas paredes. Fissuras, rachaduras e infiltrações são sinais de danos estruturais que devem ser mitigados imediatamente, por menor que seja o sinal.

Tubulações de gás

A tubulação de gás é importantíssima na estrutura dos imóveis e deve ser considerada com item prioritário de inspeção, assim como os sistemas hidráulico e elétrico. Vazamentos de gás podem provocar incêndios e explosões, por isso, caçar corrosões e marcas de impacto nos canos é um trabalho que deve ser feito com afinco. 

Equipamentos de segurança

Na fase final, logo antes da entrega do empreendimento, os extintores, hidrantes, sprinklers e iluminação para incêndio devem estar em seus respectivos lugares para conferência. Não é ideal deixar essa demanda por último, de forma a visualizar problemas antes da verificação pelo Corpo de Bombeiros.

Formalização

Não é preciso falar que a formalização do empreendimento é item básico e diz respeito à segurança, não é mesmo? Entretanto, muitas construtoras e incorporadoras ainda falham nessa demanda, não observando todas as exigências exigidas pelas autoridades responsáveis no check-up preventivo.

As obras legais são planejadas por engenheiros e arquitetos e executadas por profissionais capacitados. Abrir mão de uma mão de obra especializada ou de recursos tecnológicos é uma porta de entrada para problemas e prejuízos no empreendimento.

Conte com a tecnologia de um sistema ERP

Um bom planejamento de obras e o trabalho de registro do check-up preventivo só pode ser feito com uma boa ferramenta automatizada e especializada no setor de construção civil, como o ERP UAU da Globaltec.

Com o sistema, é possível evitar atrasos na entrega e também os prejuízos que problemas estruturais e de segurança podem causar. Cuidar desses fatores é fundamental para construir uma boa reputação em um mercado tão sensível e concorrido. Seguir as dicas que levantamos neste texto e contar com as ferramentas adequadas, como um sistema ERP, é caminho certo para o sucesso.

Quer saber como a Globaltec pode ajudar no check-up preventivo do seu empreendimento? Entre em contato e fale com um dos nosso consultores.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!