Descubra a importância do check-up preventivo da sua obra

Área do Cliente

Descubra a importância do check-up preventivo da sua obra



26 de março de 2019

Na fase final de uma obra, uma das providências mais importantes é o check-up preventivo antes da entrega aos compradores. Por meio da conferência de diversos fatores que afetam a segurança do imóvel, é possível evitar acionamentos na Justiça para reparos quando o morador já se encontra no imóvel e até mesmo tragédias que envolvam falhas de estrutura.

Os cuidados devem ser tomados desde o planejamento da obra, tais como definição de locais para saída de emergência, instalação de extintores, segurança dos sistemas hidráulico e elétrico, da tubulação de gás, entre outros.

Apenas as certificações do Corpo de Bombeiros não são suficientes para um imóvel seguro. Descubra, neste texto, a importância do check-up preventivo e como fazê-lo. Siga em frente! 

O que o check-up preventivo deve avaliar

Apenas a com conquista do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) não é garantia de que o empreendimento está seguro contra desabamentos e incêndios. O ideal é que engenheiros especializados façam uma avaliação completa de todos os sistemas construtivos, tais como hidráulico, elétrico, hidrantes, locais de extintores e escadas.

No caso de um condomínio, essas vistorias devem ser periódicas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que cada empreendimento deve ter um manual de manutenção, onde deve estar descrito a periodicidade pela qual os sistemas devem passar por vistorias e reparos.

Construção precisa de avaliações rotineiras

O empreendimento precisa passar por avaliações periódicas desde o início das obras. Observar rachaduras, manchas e fissuras é essencial para detectar problemas antes que eles se tornem maiores e de difícil solução.

Preste atenção aos seguintes itens:

Paredes

Os primeiros sinais de problemas costumam aparecer nas paredes. Fissuras, rachaduras e infiltrações são sinais de danos estruturais que devem ser mitigados imediatamente, por menor que seja o sinal.

Tubulações de gás

A tubulação de gás é importantíssima na estrutura dos imóveis e deve ser considerada com item prioritário de inspeção, assim como os sistemas hidráulico e elétrico. Vazamentos de gás podem provocar incêndios e explosões, por isso, caçar corrosões e marcas de impacto nos canos é um trabalho que deve ser feito com afinco. 

Equipamentos de segurança

Na fase final, logo antes da entrega do empreendimento, os extintores, hidrantes, sprinklers e iluminação para incêndio devem estar em seus respectivos lugares para conferência. Não é ideal deixar essa demanda por último, de forma a visualizar problemas antes da verificação pelo Corpo de Bombeiros.

Formalização

Não é preciso falar que a formalização do empreendimento é item básico e diz respeito à segurança, não é mesmo? Entretanto, muitas construtoras e incorporadoras ainda falham nessa demanda, não observando todas as exigências exigidas pelas autoridades responsáveis no check-up preventivo.

As obras legais são planejadas por engenheiros e arquitetos e executadas por profissionais capacitados. Abrir mão de uma mão de obra especializada ou de recursos tecnológicos é uma porta de entrada para problemas e prejuízos no empreendimento.

Conte com a tecnologia de um sistema ERP

Um bom planejamento de obras e o trabalho de registro do check-up preventivo só pode ser feito com uma boa ferramenta automatizada e especializada no setor de construção civil, como o ERP UAU da Globaltec.

Com o sistema, é possível evitar atrasos na entrega e também os prejuízos que problemas estruturais e de segurança podem causar. Cuidar desses fatores é fundamental para construir uma boa reputação em um mercado tão sensível e concorrido. Seguir as dicas que levantamos neste texto e contar com as ferramentas adequadas, como um sistema ERP, é caminho certo para o sucesso.

Quer saber como a Globaltec pode ajudar no check-up preventivo do seu empreendimento? Entre em contato e fale com um dos nosso consultores.



Noticias relacionadas

Por que usar a computação em nuvem na Construção Civil?

Por que usar a computação em nuvem na Construção Civil?

A computação em nuvem traz benefícios para todos os setores, inclusive para a construção. Veja quais são eles no...

Saiba mais!
Porque como contratar uma consultoria especializada

Porque contratar uma consultoria especializada

Descubra agora mesmo como contratar uma consultoria especializada para sua empresa, seja uma construtora, imobiliária ou incorporadora.

Saiba mais!
Experiência BIM – como utilizar na prática com o ERP UAU

ERP UAU e tecnologia BIM juntos para reduzir custos e risco em sua empresa

Você sabia que os modelos digitais BIM permitem o compartilhamento, a colaboração e o controle de versões que os...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: