fbpx

Área do Cliente

BI para construção civil: Utilize essa tecnologia hoje em seus empreendimentos



16 de abril de 2019
BI para construção civil: Utilize essa tecnologia hoje em seus empreendimentos

Uma gestão eficiente na construção é o marco inicial para ter os melhores resultados em seus empreendimentos. Para que isso seja feito com excelência falaremos neste artigo sobre a importância da aplicação do BI na construção civil.

Você verá como essa técnica empresarial, aplicada no canteiro de obras pode otimizar as tarefas, automatizar os processos e trazer mais eficiência, praticidade e mobilidade em todos os aspectos da construção.

Saiba o que é de fato BI

Antes de implementar essa técnica na construção civil, entenda perfeitamente do que se trata, justamente para obter os melhores resultados. O Business Intelligence (BI) não é apenas o uso de softwares. A utilização destas ferramentas é de sobremaneira importante, inclusive, falaremos delas a seguir, porém, é importante saber que, o BI é uma junção de tecnologias e estratégias que oferecem ao gestor, a informação certa no tempo certo.

Algumas pessoas tratam o BI como uma única tecnologia e tentam vende-lo como tal. Porém, BI vai muito além disso. Se trata de um todo, uma forma de integrar tecnologias e estratégias a fim de obter a excelência e unificação de todas as áreas dentro do segmento.

Utilizando o BI na construção civil

O BI dará suporte à tomada de decisão. Na construção civil você terá uma visão completa de todo o projeto utilizando o conjunto de estratégias e tecnologias que o BI oferece.

Não dá para tomar decisões importantes de forma intuitiva com base em “achismos”. É necessário ser o mais assertivo possível para que o resultado seja 100% satisfatório.

ERP UAU como ferramenta importante

Uma das maneiras mais sólidas e seguras que fazem parte dessa estratégia na construção civil é ter o ERP UAU. Essa ferramenta garantirá a execução dos processos com exatidão, dando assim segurança ao gestor de estar no caminho certo.

Criado pelas mãos de especialistas no segmento da construção civil, o ERP UAU disponibiliza uma visão de todas as áreas. A integração de todos os setores e um só local de forma organizada, oferecendo a mobilidade que o gestor necessita diante de cada procedimento.

Mobilidade na tomada de decisão

Aderindo ao BI na construção civil, gestores tem a certeza de planejamento e processos organizados e sem falhas. É a tranquilidade de quem possui uma visão ampla de todo o projeto.

O objetivo principal do BI é apoiar uma melhor tomada de decisão nos negócios. Com um sistema de BI adequado, os proprietários e gestores terão acesso às informações certas no momento certo e no formato certo.

O Business intelligence pode fornecer a sua construtora ou incorporadora, recursos de dados ricos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos e metas de negócios, orientando decisões estratégicas oportunas.

Além disso, todos os outros departamentos de uma empresa se beneficiarão direta ou indiretamente do BI. O uso correto dessa estratégia mostra excelentes resultados em todos os setores; seja ele e-commerce, mídia, organizações sem fins lucrativos, saúde, telecomunicações, serviços financeiros, energia e assim por diante.

A inteligência de negócios ajuda na tomada de decisões devido aos múltiplos elementos poderosos que ela implica. Isso inclui interatividade, visualização de dados, conexão de banco de dados, BI móvel, análise preditiva, integração de aplicativos e relatórios.

Status real dos seus empreendimentos

Com o auxílio de dados históricos e algoritmos de última geração, certas previsões podem ser feitas, como a probabilidade de clientes voltarem para realizar novos negócios, receita esperada, vendas esperadas na região, falha de máquina e assim por diante. Isso pode ajudar seu projeto a ser proativo.

O BI oferece a facilidade para cada membro de um projeto de construção analisar seus próprios dados e fazer os ajustes necessários para obter um fluxo sincronizado do projeto. No setor de construção, uma plataforma de BI deve informar os números exatos, bem como fornecer aos gestores uma explicação sobre quais informações e dados levaram a esses números, garantindo assim a lucratividade para todos.

A produtividade dos colaboradores aumenta

Sabemos que o sonho de todo gestor é ver a produtividade subindo sem escalas. Implementando a estratégia do BI isso acontecerá com certeza. É estimulante ver os dados e informações necessárias a cada procedimento surgirem de uma forma organizada e no momento certo.

Sendo assim, cada um da equipe sabe o que tem de ser feito, o prazo para o cumprimento e a meta a ser atingida. Saiba que isso aumenta a produtividade, uma vez que a condução de todas as tarefas flui diante da organização e estratégias bem montadas.

Comunicação 360°

Os relatórios de BI combinam gráficos e tabelas para fornecer a uma organização informações muito mais visuais do que os relatórios em papel padrão. Grandes volumes de dados brutos espalhados pelo seu sistema de contabilidade de construção são convertidos em relatórios mais fáceis de interpretar rapidamente.

Esse tipo de relatório é muito prático – uma olhada informa tudo o que você precisa saber. Isso é o que faz do painel de controle de BI uma ferramenta tão valiosa para o setor de construção.

Os atributos do painel de BI permitem que os gestores de projetos controlem e gerenciem as remessas, assim como as funções atuais, por funcionários e subcontratados. Conselheiros e supervisores podem visualizar e acompanhar o desempenho de cada funcionário individualmente para reduzir os custos e manter os prazos de produção com precisão.

Novas oportunidades de negócios

É incrível como a estratégia do Business Inetelligence pode ir além do projeto que você tem no momento e prever novas oportunidades de negócios. As informações são otimizadas de tal forma que é possível ao gestor identificar novos projetos que podem se tornar realidade a partir dos dados que ele tem em mãos hoje.

Sendo assim, a praticidade, estratégia e mobilidade que a tecnologia BI oferece certamente revolucionará o segmento da construção civil no que diz respeito a segurança e produtividade nos processos.

Certeza de um caminho com mínimo de falhas, uma vez que, todos os detalhes estão organizados e integrados em todas as áreas. Isso de fato é tranquilidade para equipe gestores e demais colaboradores.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: