Descubra a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras

Área do Cliente

Descubra a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras



25 de junho de 2019
Descubra a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras

Gerenciar pessoas nunca foi uma tarefa fácil. Mesmo que os trabalhadores sejam subordinados aos comandos de um gestor e mestre de obras em uma construção, ainda serão várias cabeças, personalidades e modos de agir diferentes uns dos outros.

Manter essa equipe diversificada trabalhando em prol de uma “missão” em comum é, realmente um desafio. Por isso, mostraremos a você, um pouco da importância da gestão de pessoas no canteiro de obras.

Você verá que, gerenciar pessoas de forma eficiente, pode se tornar a ponte entre um trabalho estressante, cansativo e pouco produtivo para um canteiro de obras cheio de unidade e produtividade. Confira os detalhes.

Mais colaboradores mais desafios

Todo gestor em um canteiro de obras deseja uma terminar o trabalho em tempo hábil e de forma perfeita. O que se imagina é que quanto mais pessoas envolvidas, mais rápido o trabalho será feito e mais conhecimento será injetado na obra.

Na teoria, realmente deveria funcionar dessa maneira, porém, nesse processo há alguns percalços que necessitam do bom gerenciamento. Gerenciamento de recursos, de material, de resíduos e, com certeza, o gerenciamento de pessoas.

Em meio a tantas pessoas, formas de pensar e trabalhar, é preciso alinhar a todos para que obter o melhor de cada um e descartar o que não é interessante para o projeto. Essa tarefa só será possível por meio de algumas ferramentas. Veremos a seguir quais.

ERP UAU realiza o controle das informações

Sendo a indústria da construção muito complexa, e obrigada a enfrentar muitos desafios em suas áreas de trabalho, é preciso uma ferramenta para gerenciar recursos e pessoas. E o ERP UAU faz isso com maestria.

As empresas de construção sempre enfrentam esses desafios desde o planejamento do projeto até a execução.

O cálculo de custos do projeto, trabalhando em conjunto com fornecedores e empreiteiros exige um alto grau de visibilidade e troca de informações muito intensa. Todas essas atividades devem ser gerenciadas eficientemente para um crescimento lucrativo e bem-sucedido de uma construtora.

Com o ERP UAU você pode aumentar a eficiência e a visibilidade em todo o seu projeto de construção. A Globaltec foi implementado com sucesso em diversas empresas de construção esse tipo de sistema. O software ERP UAU deve ser implementado para provisionar o controle de despesas e a alocação orçamentária por meio dos seus módulos de planejamento, que incluem:

Suprimentos

Organize de forma eficiente todo o processo de compras, entrega e controle do estoque da obra.

Obras

Faça toda a gestão da sua obra de forma organizada, planejada e controle o andamento físico e financeiro da obra.

CRM

Ofereça praticidade e eficácia aos seus vendedores possibilitando análise de pré e pós-venda.

Usando o ERP UAU para os seus procedimentos de construção, todo o processo funcional se torna fácil e transparente. A análise, as aprovações e sanções complexas tornam-se um exercício fácil. O sistema fornece as disposições para ajudar você a identificar seus clientes em potencial com antecedência e ajuda a atualizá-los de acordo com suas preferências.

Integrar todas as áreas é fundamental

A integração total da construção do projeto no ERP coloca sua empresa na posição de controlar a execução de seus projetos de construção de forma abrangente e coordenar com todos os processos de negócios relacionados.

Por meio da função de planejamento e compartilhamento integrados, são iniciados os processos de aquisição necessários, os requisitos automaticamente redirecionados para compras, requisitos de ordens de produção geradas troca de informações em tempo real com clientes e mestres de obras.

A interface também permite o contato direto com fornecedores para consultas de preço ou pedidos on-line. Além disso, a solução oferece uma ampla gama de funções específicas de construção, feitas sob medida para este segmento. É praticidade e tranquilidade em todas as etapas do projeto.

Gerenciar os contratos de forma automatizada

O crescente reconhecimento da necessidade de automatizar e melhorar os processos contratuais e satisfazer as altas necessidades de conformidade e análise também levou a um aumento a adoção de procedimentos de gerenciamento de contratos mais formais e estruturados e um aumento na disponibilidade de aplicativos de software projetados para atender a essas necessidades.

É exatamente isso que fazemos. A Globaltec continua mostrando que a base para o sucesso do gerenciamento de contratos bem-sucedidos depende de uma implementação abrangente e minuciosa de um sistema que permita realizar negócios e fecha-los por meio da própria plataforma sem o manuseio da “papelada”.

As mudanças nos contratos são inevitáveis, especialmente em projetos complexos de engenharia e construção. Gerenciar essas mudanças é uma atividade particularmente importante.

Por isso, a estratégia de controle de mudanças deve incluir procedimentos para manter toda a documentação do contrato atualizada e consistente para que todas as partes tenham uma visão comum das mudanças acordadas. Isso pode ser feito facilmente com um sistema formal de gerenciamento de documentos.

Gestão de pessoas, também é coordenação de pessoal

Além de ter ferramentas, e usar a tecnologia para gerir toda a equipe, é preciso saber lidar com todos os profissionais disponíveis para o projeto. São muitas pessoas, muitas ideias e tratar com todos eles também exige técnica e habilidade.

É um fato que, os funcionários com um alto nível de envolvimento no local de trabalho têm maior probabilidade de contribuir para o sucesso da empresa. Isso ocorre porque eles estão mais dispostos a se aplicarem acima e além de sua capacidade básica de realizar tarefas que ajudam a organização a atingir suas metas.

Também é visível que, os funcionários que se consideram capazes de trabalhar para um gestor eficiente, obtêm uma pontuação mais alta nas avaliações de engajamento do que aqueles que acreditam que seu gestor não sabe o que está fazendo.

Portanto, é vital entender o que é uma boa gestão de pessoas. Um bom gestor é cada vez mais visto como alguém que capacita sua força de trabalho e cria um ambiente no qual uma jornada de engajamento é possível.

Isso envolve manter o pessoal informado sobre os objetivos do negócio, que é onde entra toda a informação, otimização e automação que o ERP UAU proporciona. Juntamente a isso, um bom gestor faz uso das deias dos colaboradores, praticando comunicação aberta e recíproca.

Por fim, gerenciar pessoas, é um misto de ferramentas e tomada de decisões assertivas. Temos soluções para as duas formas. Basta entrar em contato conosco e seu projeto tomará proporções inimagináveis.



Noticias relacionadas

Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural

Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural

Torne a gestão da sua obra mais eficiente, transformando antigos problemas em tarefas simples e descomplicadas.

Saiba mais!
5 formas de minimizar o desperdício na obra

5 formas de minimizar o desperdício na obra

É fundamental que os recursos sejam utilizados de forma a otimizar o processo, combatendo o desperdício a fim de...

Saiba mais!
Veja como melhorar a saúde financeira de sua construtora ou incorporadora

Veja como melhorar a saúde financeira de sua construtora ou incorporadora

Consiga bons negócios melhorando a saúde financeira de sua construtora ou incorporadora.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: