CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como a sua construtora está lidando com a produtividade?

Certamente estamos vivendo uma virada em termos de o que significa produtividade. Trata-se não apenas de chegar no horário, como também bater o ponto e cumprir a carga horária rotineira? Trata-se não só de executar um serviço ou atendimento no melhor tempo, bem como a meta da produtividade é atender bem ao cliente, executar um serviço de excelência? Já que tem um certo tempo que produção não é necessariamente sinônimo de produtividade. Mas e então, como lidar, como medir a produtividade no ambiente de trabalho moderno de uma construtora? Então vamos ver algumas formas possíveis.

https://www.youtube.com/watch?v=BeCmeVNWnXs

Definindo produtividade

A definição moderna de produtividade é transformar recursos/esforços em produtos/resultados com eficiência. Ou seja, realizar o serviço dentro do melhor tempo e qualidade possíveis. Por isso, não é recomendado definir um único indicador de produtividade, mas sim trabalhar com um indicador estratégico para cada tipo de serviço dentro da sua construtora. Dessa forma algumas áreas podem ter a produtividade medida por horas de serviço, outras pelo cumprimento de metas dentro de um prazo, ou então pela qualidade da entrega. Então cabe aos diretores e decisores estratégicos pensarem na melhor forma para avaliar o trabalho da construtora.

Indicadores estratégicos de performance

Sem dúvida alguns indicadores já existentes podem ser adotados pela construtora para medir a produtividade das equipes. Como por exemplo o cálculo de RUP (Razão Unitária de Produção), CUM (Custo Unitário de Materiais), preço médio do m², precisão orçamentária, cumprimento de metas de vendas, controle de estoque, ciclo PDCA. Com tantas opções, é muito importante ter a capacidade de coletar dados confiáveis e com base em informações sólidas para que os relatórios de produtividade realmente correspondam à realidade da construtora.

A tecnologia como aliada da produtividade

Parece muita coisa para gerenciar, mas com a ajuda de um sistema de gestão, é possível não só ter painéis que mostram o desempenho de cada obra, mas também de cada setor e em tempo real! Portanto, não há como trabalhar a produtividade sem antes medir o desempenho de cada área da sua construtora. A tecnologia é assim, sua grande aliada para trabalhar esses dados. Já que o ERP UAU oferece muitas opções para acompanhar a saúde financeira da obra, desde o planejamento até a execução: veja o que diz um dos nossos clientes.

O módulo BI (Business Intelligence) do UAU, também é um grande aliado da produtividade, pois transforma dados em informações quantitativas, facilitando a tomada de decisões e o estabelecimento de indicadores. Afinal, nele podem ser montados painéis de índices de maneira flexível, prática e direta através dos dados do sistema.

Exemplos de indicadores para diferentes áreas de uma construtora

Canteiro de obras

RUP (Razão unitária de produção)

O RUP é calculado pela seguinte fórmula: RUP = Hh/ Qs. Sendo que Hh = número de homens/hora e Qs = quantidade de serviços realizados por m².

Utilização dos materiais

CUM (Custo unitário de materiais)

Este indicador é calculado a partir da razão entre a quantidade de materiais e o serviço realizado. A fórmula é a seguinte: CUM = Qmat/ Qserviço. Sendo que Qmat = quantidade de material e Qserviço = quantidade de serviço.

Estabelecimento e cumprimento de metas

As metas para cada equipe são diferentes, de acordo com o trabalho que desempenham. Aqui estão algumas sugestões:

  • De gestão de estoque: o bom controle do estoque trabalha com uma reserva de estoque de segurança e dentro de um Ponto de Pedido razoável, levando em conta a média de consumo e a reposição dos itens. Dessa forma você não terá nem estoque sobrando, nem falta de material.
  • De vendas: a equipe de vendas precisa ter uma meta estabelecida, inclusive para facilitar o cálculo da comissão. Tudo, é claro, dentro do razoável e possível. Assim, o colaborador permanece motivado e a construtora alcança seus resultados;
  • Para o financeiro: uma boa meta para o setor financeiro é manter a saúde financeira da obra, acompanhando relatórios gerais que levam em conta a produtividade da mão de obra, das vendas, do estoque. Uma visão gerencial como esta é possível com ferramentas tecnológicas como o BI.

Engajamento dos colaboradores garante melhores resultados

Por mais que a sua construtora trabalhe com indicadores de produtividade avançados, o mais importante é garantir que as equipes concordem em serem medidas por essas metas e enxerguem o cumprimento delas como algo que lhes trará benefícios. Por isso é interessante pensar em bônus para as equipes que apresentem maior produtividade, tais como participação de lucros, comissões, ou até mesmo vales mais simples, como um dia de folga, um vale-jantar em um restaurante da cidade ou uma confraternização da equipe patrocinada pela construtora. Vai da criatividade e da percepção de cada um estabelecer o que é possível dentro da realidade da empresa.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!