CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Sistema de engenharia para obras: qual é o melhor para minha construtora?

Já tem bastante tempo que o trabalho dos engenheiros civis e dos demais envolvidos na engenharia de obras migrou para o computador com o auxílio de softwares e sistemas de engenharia para obras. A tecnologia é uma área muito dinâmica, por isso é preciso acompanhar a evolução desses sistemas utilizados para várias tarefas diferentes na construção.

Vamos ver juntos neste artigo quais são as vantagens de contar com um sistema de engenharia e como escolher o que combina melhor com a sua construtora!

Qual é a diferença entre sistema e software?

Antes de mais nada, você sabe qual é a diferença entre software e sistema? Um software é o que comumente chamamos de “programa”, uma ferramenta que executa uma função específica. Entre os softwares de engenharia, temos alguns muito famosos, principalmente para desenho, projetos, estruturas, como AutoCAD, Revit, MS Project, eles têm foco em apenas uma tarefa.

um sistema pode ter uma “cara” de software, mas se trata de vários softwares atuando juntos, com várias ferramentas funcionando para diferentes funções. Um exemplo de sistema é o Windows: ele tem vários softwares dentro dele, que servem para diferentes funções.

Como funciona um sistema de engenharia?

Um sistema de engenharia serve para ter uma visão global da sua construtora, loteadora ou incorporadora, bem como dos seus empreendimentos. Afinal, a engenharia também envolve um aspecto de gestão para que possa alcançar o objetivo de projetar e executar com qualidade.

Um sistema de engenharia para obras tem ferramentas para todas as etapas de um empreendimento: desde o estudo de viabilidade, elaboração do orçamento, etapa de projeto, gestão de custos, gestão da execução da obra, gestão de estoque, gestão de compra e vendas de insumos até a gestão de venda de imóveis. São várias pequenas ferramentas que funcionam em conjunto para facilitar o trabalho no dia a dia da construção civil

Quais os benefícios de um sistema de engenharia especializado?

Contar com um sistema de engenharia especializado traz um maior controle para todos os processos da sua empresa da construção, entre os maiores benefícios estão:

  • Controle de custos das obras;
  • Visão global da gestão da obra: identificação de gargalos e pontos positivos na execução e gestão da obra;
  • Comparação entre planejado x executado;
  • Diminuição do desperdício de materiais;
  • Controle de qualidade das obras;
  • Integração do trabalho de diferentes áreas;
  • Orçamentos detalhados: utilize BDI, Curva ABC e mais;
  • Pagamentos e emissão de boletos de forma rápida e prática;
  • Controle e automação das folhas salariais e comissões;
  • Gerenciamento de contratos;
  • Economia de custos: comparação de cotações de fornecedores;
  • Gestão do estoque de máquinas e materiais;
  • Gestão de vendas de imóveis;
  • Controle e prevenção de inadimplência;
  • Mobilidade: maior autonomia com o uso de Apps para celular

Essas são apenas algumas das vantagens, pois o bom uso de um sistema para obras traz ainda a possibilidade de ter diversos insights sobre a gestão de obra.

Dicas ao contratar? 

Antes de contratar um sistema para obras, verifique se ele oferece suporte, treinamento e personalização. Ao investir em um sistema, queremos que ele resolva ou auxilie a resolver alguns problemas do dia a dia, certo? Por isso o sistema a ser adotado pela sua empresa deve ser bem utilizado pela sua equipe para que o seu investimento valha a pena. Para isso, você precisará de treinamento, suporte e adaptação especializados.

Um bom sistema para obras precisa ser especialista na área da construção. Certifique-se de que não se trata de um sistema genérico para gestão de empresas, pois esses sistemas não levam em conta o ciclo específico e dinâmico da construção civil.

O melhor sistema para seu negócio também se adapta às necessidades da sua empresa. Por isso, tenha claro o que você espera de um sistema e depois consulte várias opções. Questione os vendedores para decidir qual atenderá melhor às suas expectativas.

Conheça o ERP UAU – Principal solução da Globaltec

O ERP UAU é o sistema de obras da Globaltec, especialista em gestão na construção civil. Temos mais de 20 anos de experiência no mercado e contamos com uma equipe que atende todo o país, capaz de diagnosticar as melhorias de gestão de obra que sua empresa da construção precisa e implementá-las com sucesso.

O UAU também conta com uma escola de treinamento EaD, o EaD Globaltec, com conteúdo especializado e atualizado.

Com o ERP UAU, você tem mais de 15 módulos personalizáveis para sua empresa da construção: Orçamento; Suprimentos, Contabilidade; Viabilidade; Business Intelligence; App UAU Mobile; Folha de Pagamento; Financeiro; Patrimônio, Shopping; Obras; CRM; Ead Globaltec; Vendas e muito mais! Com um sistema montado especialmente para as suas necessidades, você terá a gestão de obras e de custos na sua mão! Conheça as nossas soluções.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!