CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

PIX – Confira as novidades no segmento de construção civil

Todos os aplicativos bancários só falam de uma coisa: PIX. Você já sabe o que é e como vai funcionar? O UAU está preparado para essa inovação! O PIX é uma novidade do Banco Central que promete simplificar e agilizar as transações bancárias digitais para empresas e pessoas físicas. Vamos entender em detalhes?

O que é o PIX

PIX é um novo tipo de transação bancária instantânea para pagamentos e transferência de dinheiro totalmente digital. É muito parecido com transações já existentes como DOC ou TED, mas a diferença é que o PIX é exclusivamente para o meio digital. A transação será instantânea, funcionará 24h por dia, todos os dias e não terá custos para pessoas físicas (para empresas a taxa será reduzida em relação às outras transações).

Para as empresas da construção, a diferença maior será na agilidade das transações. Ou seja, será possível “fazer um PIX” a qualquer hora de qualquer dia, agilizando os processos de pagamento e transferência de valores tanto para fornecedores quanto para clientes.

Quais são as vantagens do deste novo modelo de pagamento

O Banco Central destaca que a criação do PIX é uma necessidade em virtude da quantidade de pagamentos eletrônicos que têm acontecido nos últimos anos. Algumas das vantagens da nova transação são:

  • É grátis para pessoas físicas;
  • A taxa de transferência deve ser mais barata para pessoas jurídicas;
  • Funciona 24h todos os dias da semana;
  • É totalmente online;
  • O dinheiro demora no máximo de 10 a 12 segundos para cair na conta;
  • Só é necessário um dado para realizar a transação (a chave PIX);
  • Oferece a opção de pagar e cobrar por QR code.

Como funcionam as chaves PIX?

É bom esclarecer que as transações do PIX só vão começar a partir de 16 de novembro. Por enquanto o que se deve fazer é cadastrar as chaves PIX no banco de preferência por meio de aplicativos ou internet banking. É importante destacar que é necessário fazer cadastro de chaves em cada banco em que houver uma conta titular.

É possível cadastrar várias chaves diferentes ou apenas uma, as opções são: o CNPJ (ou CPF), número de telefone ou uma chave de 32 dígitos gerada aleatoriamente – esta chave dará direito a gerar pagamentos por QR Code.

No momento, as pessoas jurídicas podem cadastrar até 20 chaves por conta bancária e as pessoas físicas até 5 chaves.

Quando for realizar alguma transferência ou pagamento, deverá utilizar uma chave PIX ou QR Code, não há mais necessidade de ter todos os dados bancários da pessoa ou da empresa para quem deseja enviar o dinheiro. O mesmo para receber: basta dar sua chave PIX ou QR Code ao pagador.

Para pessoas jurídicas, o custo promete ser menor que DOC, TED ou boleto, o que também facilitará os processos de pagamento. Cada banco deverá estipular suas tarifas, uma vez que o BC não fixou um valor. Espera-se que o custo seja menor para incentivar a adesão de empresas ao uso do PIX.

Segurança e validade legal

Para empresas, recomenda-se a utilização das chaves PIX com número aleatório, também chamada de EVP – Endereço Virtual de Pagamento (uma combinação de 32 dígitos). O código EVP é a forma de receber pagamentos sem informar nenhum dado pessoal, apenas a sequência de números e letras criada somente para o pagamento via PIX. Este código também proporciona a geração de códigos de barra QR Code, que podem ser de valores fixos ou variáveis.

O Banco Central e as outras instituições financeiras estão prometendo garantias quanto à segurança e à validade legal das transações, mas somente haverá a confirmação de como tudo funcionará quando a operação começar para valer: em 16 de novembro.

PIX com ERP UAU

O ERP UAU está preparado para mais essa novidade! Oferecemos essa nova opção para gerar boletos e QR Codes para pagamento dentro do ERP: é o ERP UAU acompanhando você em todas as evoluções de gestão.

E então, sua empresa vai aderir ao PIX? Se precisar de ajuda para entender como essa transação vai funcionar dentro do UAU no futuro, conte com a gente!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!