O mercado da construção civil tem tido bons resultados no primeiro semestre de 2022. Os dados do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que foram criadas 184.748 novas vagas no mercado da construção nesse período. É o melhor resultado para os últimos 10 anos de acordo com as séries históricas do Caged e Novo Caged.
Dentre as 184.748 novas vagas geradas, 85.131 foram na construção de edifícios, 63.066 nos Serviços Especializados para a Construção e 36.551 em obras de infraestrutura. Somente em junho surgiram 30.257 novos postos com carteira assinada, os profissionais foram bem distribuídos entre os três segmentos do setor: Infraestrutura (10.833), Construção de Edifícios (10.430) e Serviços Especializados para a Construção (8.994).
Em relação aos novos empregos na Infraestrutura:
- 5.459 foram na construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras de artes especiais;
- 3.250 foram em obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos;
- 2.124 foram em outras obras de infraestrutura.
O cenário está positivo e aquecido, portanto, é importante saber aproveitar o momento. Vamos ver como fazer isso!
O que falta para sua construtora aproveitar as oportunidades do mercado na construção civil?
Para aproveitar o mercado da construção aquecido e as oportunidades que isso traz, é preciso estar por dentro das principais tendências.
A vantagem está com quem está à frente em matéria de gestão e tecnologia. Afinal, quanto mais estruturada uma empresa for, mais facilmente ela poderá reagir e identificar oportunidades no mercado.
Como se estruturar para aproveitar as oportunidades do mercado de construção civil?
As empresas da construção precisam adotar tecnologias que vão do campo de obras à gestão. Contudo, as Construtechs, as startups voltadas à tecnologia aplicada ao mercado de construção civil, mostram soluções e apontam caminhos diversos para a modernização.
Sua empresa deve contar com softwares modernos para realizar projetos, como programas top de linha trabalhando com CAD e BIM. Porém, é preciso ir além e pensar também na gestão de obra!
Há sistemas integrados que permitem gerenciar os custos e o andamento da obra em tempo real. Além disso, é necessário ter indicadores de produtividade, gráficos variados, controle de fluxo de caixa, cronograma de obra, cotação de vendas, aplicação de curvas ABC e muito mais! O ERP UAU da Globaltec oferece tudo isso e muito mais!Blz!
Conheça uma empresa protagonista no Centro-Oeste, a Construtora Renault Diniz, nossa cliente.
Se atualizar com as últimas tendências te traz à frente da concorrência, trazendo maior integração de dados e automatização de processos. Isso tudo também gera economia de custos, afinal, a organização traz melhorias à gestão!
Baixe o nosso e-book gratuito e veja como evoluir a gestão da sua obra!
Tecnologia aplicada ao mercado de construção civil
A tecnologia se aplica à construção de várias formas, algumas delas são:
- Softwares CAD
- Softwares BIM
- Sistemas integrados de gestão
- Drones
- Lean construction
- Materiais pré-fabricados
- Automação de gestão
Quais delas você aplica na sua empresa? Os softwares CAD já são consolidados entre as empresas da construção, mas os mais modernos trazem integração com a metodologia BIM, trazendo modelos que vão do projeto à execução da obra.
Os sistemas integrados de gestão reúnem informações financeiras e administrativas das suas obras, oferecendo análises e oportunidades de economia para as empresas da construção.
Os drones são ótimas alternativas para fazer gestão e fiscalização de obras. Também ajudam a diminuir acidentes ao acessarem locais perigosos no lugar dos seres humanos.
As técnicas construtivas de lean construction e materiais pré-fabricados tornam suas obras mais enxutas e trazem agilidade para a execução de obra.
Já a automação da gestão da empresa e da obra aplica a inteligência da tecnologia à serviço da sua empresa. Isso significa que tudo que puder ser automatizado, como cobranças, pagamentos, emissão de boletos, cotações de compras recorrentes, gestão de pessoal, será automatizado. Dessa forma, você pode ter equipes menores e mais eficientes trabalhando na gestão financeira e administrativa.
Como é sua relação com a inovação? Esteja à frente do mercado da construção, mantenha-se atualizado! Solicite seu diagnóstico com um de nossos especialistas com +25 anos de experiência de mercado!