CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

O que é seguro fiança para aluguel?

Um seguro fiança para aluguel todo mundo necessita, porém, poucos têm informações. Nesse sentido, um problema que as imobiliárias e os locatários enfrentam na hora de fechar negócios na gestão de aluguel é conseguir fiadores que se adequem a todas as exigências legais. Uma alternativa que resolve o problema da garantia é o seguro fiança para aluguel. Vamos ver neste post como funciona o seguro fiança, quem pode contratar, suas vantagens e desvantagens e como um sistema para imobiliária pode te ajudar .

O que é seguro fiança?

A gestão de contrato de aluguel apresenta alguns desafios tanto para locadores quanto para locatários. Afinal, um dos maiores desafios é conseguir garantia quando precisa. Nem todo mundo tem um fiador com quem contar, mas segundo a Lei do Inquilinato, uma proteção é necessária para celebrar um contrato de aluguel. Por isso, o seguro fiança é uma alternativa que representa o fiador como garantia para um contrato de aluguel de imóveis e integrado com o um erp para imobiliária o contrato sempre estará disponivél para ambos.

Ao invés de caução ou fiador, o locatário opta por contratar um seguro fiança, que se parece com os seguros de outros tipos (como os de veículos e residenciais). Pode-se cotar os valores e coberturas com diversas corretoras de seguro para negociar a melhor opção para cada imóvel. Entretanto, tudo depende do acerto entre proprietário, imobiliária e locatário.

O beneficiado da apólice de seguro é o proprietário do imóvel, que será indenizado no caso de inadimplência do locatário. Com 2 meses de inadimplência do locatário, a apólice pode ser movida, de acordo com o contrato vigente.

Porém, o valor costuma ficar em uma a duas vezes o valor do aluguel e pode parcelar. Geralmente o valor do contrato se dilui em prestações e cobre um período de 12 meses, com renovação.

Quem pode contratar?

Em primeiro lugar, nem todo mundo dispõe de um fiador ou de uma grande quantia para desembolsar como caução. O fiador precisa ser uma pessoa física ou jurídica com patrimônio próprio e renda líquida três vezes maior que o valor do aluguel (já com os encargos incluídos, como taxa de lixo, condomínio, seguro incêndio).

Portanto, quem não tem alguém de confiança com essas características encontra uma boa opção no seguro fiança. Pois com essa alternativa, o aluguel depende apenas do locatário, sem implicar mais nenhuma pessoa no processo de assinatura do contrato.

O locatório contrata o seguro fiança e passa por uma análise em relação à sua capacidade de honrar com os pagamentos. Ou seja, o locatário terá seu crédito analisado pela seguradora para verificar se será aprovado ou não.

O seguro fiança é uma solução para atender aos clientes que desejam ser mais independentes ao alugar imóveis. É também uma alternativa para não perder negócios, pois muitos aluguéis deixam de acontecer por falta de um fiador. Já para o proprietário, essa é uma opção bastante cômoda, que traz tranquilidade em relação aos investimentos, garantindo o retorno financeiro.

Vantagens e desvantagens do seguro fiança

A maior vantagem do seguro fiança é a segurança da transação no aluguel. Por que, o proprietário fica tranquilo, a imobiliária garante seu negócio com segurança e integrado ao software para imobiliária e o locatário consegue alugar um imóvel sem se incomodar em procurar um fiador. Porém, a maior desvantagem do seguro fiança é o preço. Pois essa opção significa um maior gasto para o locatário, e pode espantar negócios por representar um valor mais alto.

Além disso, a burocracia é mais simples, não é necessário analisar e aprovar fiadores, por isso, contratar um seguro fiança garante retorno rápido e imediato.

Agende um diagnóstico gratuito com um especialista!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!