CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Conciliação bancária: o que é e como fazer na gestão financeira

A gestão financeira é extremamente importante para as empresas da área da construção civil obterem lucros significativos e não perderem o controle das suas obras. Um processo que auxilia bastante nessa gestão é a conciliação bancária. Mas o que é e como fazer conciliação bancária? Vamos ver em detalhes tudo sobre esse processo!

O que é conciliação bancária?

Todos os gestores financeiros mantêm algum tipo de controle de entradas e saídas para fazer um balanço do saldo dos negócios. Em algum momento, é necessário confrontar o saldo bancário com os resultados financeiros da empresa ou de uma obra. Isso é conciliação bancária.

Explicando de outra forma, a conciliação bancária é um processo de auditoria das informações financeiras da empresa.

A conciliação bancária pode ser feita mesmo que a empresa tenha vários negócios acontecendo ao mesmo tempo. No caso das empresas da construção, pode haver várias obras acontecendo simultaneamente, e todas elas podem ter as informações financeiras confrontadas com os números da empresa.

Tudo que a empresa recebe e paga deve estar organizado e registrado para dar apoio ao fluxo de caixa, tendo um total controle dos processos.

A conciliação bancária é conferir o que está no fluxo de caixa com os extratos bancários. Dessa forma é possível fazer uma correta avaliação dos resultados e eventuais correções.

Com a conciliação bancária feita corretamente, sua empresa tem a possibilidade de fazer previsões financeiras e a correção de eventuais erros.

Por que fazer conciliação bancária na gestão financeira

Quais são as vantagens de conferir o fluxo de caixa com as movimentações bancárias? Listamos algumas delas:

  • Controle real das finanças da empresa;
  • Evitar fraudes e erros;
  • Monitorar taxas e impostos;
  • Controlar e identificar falta de pagamentos;
  • Fazer planejamento financeiro com base em dados reais.

Como fazer conciliação bancária na gestão financeira

Muitos gestores recorrem às planilhas para fazer um controle do fluxo de caixa. Nesse processo, se confronta os dados de diferentes documentos com as informações encontradas no sistema do banco com o qual a empresa trabalha.

Usar planilhas pode funcionar, mas há formas mais interessantes de fazer conciliação bancária. Os sistemas de gestão possibilitam um maior controle de entradas e saídas financeiras, viabilizando um fluxo de caixa mais detalhado e confiável.

O processo de conciliação bancária tem os mesmos princípios, seja qual a forma escolhida para realizá-la:

  • Monitoramento dos fluxos de caixa nos extratos bancários;
  • Confronto de informações financeiras internas com o registro de pagamentos e recebimentos;
  • Correção de erros e informações.

Com um sistema de gestão é possível fazer a conciliação bancária de forma mais integrada, acessando até mesmo o sistema bancário de forma direta dentro do software.

Como um sistema de gestão auxilia a fazer conciliação bancária

Um sistema de gestão também possibilita fazer a conciliação bancária acessando diretamente o sistema bancário, facilitando a visualização dos dados, a conferência e correção dos erros.

Você consegue ter as informações de pagamento, recebimento, o controle total do fluxo de caixa dentro do sistema e já fazer a rotina de conciliação bancária acessando o sistema do banco dentro do software.

O ERP UAU da Globaltec é uma ferramenta muito prática para fazer conciliação bancária. A Setin Incorporadora é uma das nossas clientes que utiliza as soluções da Globaltec para fazer conciliação bancária. A tesoureira Elaine Semin conta que antes do UAU, fazia todo o processo de conciliação bancária com 340 contas diferentes manualmente. Depois de contar com as nossas soluções, a conciliação bancária que levava de 2 a 3 dias passou a ser feita em 1 dia ou menos. Isso acontece pois o UAU oferece várias automações inteligentes que poupam o trabalho, reduzem custos e dão mais segurança para as informações.

Veja o depoimento da Setin Incorporadora sobre a conciliação bancária com o UAU:

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!