A conciliação bancária é um processo de auditoria financeira interna e uma importante ferramenta que compara e controla a gestão do fluxo de caixa e previsibilidade de lucro.
Além disso, erp conciliação bancária eficaz compara as entradas e saídas registradas no controle interno da empresa com o que está lançado na conta bancária, no extrato bancário. Na construção, esse é um processo fundamental para não perder de vista as entradas e saídas financeiras nas obras e também nas vendas de imóveis.
Conciliação bancária manual x automatizada: um exemplo real no mercado da construção
Porém, fazer a comparação do controle interno com os extratos bancários manualmente é um processo demorado. Em geral, são muitas contas e lançamentos, com maior probabilidade de erro humano. A conciliação bancária eficaz é feita com o auxílio da tecnologia, em um erp conciliação bancária.
Na Globaltec, temos soluções que tornam a conciliação bancária muito mais rápida e eficaz.
E podemos mostrar como. Veja o exemplo da Elaine Semin, que trabalha com conciliação bancária na Setin Incorporadora:
Como você viu pela experiência da Elaine Semin utilizando o ERP UAU na Setin Incorporadora, ela fazia a conciliação bancária de 340 contas manualmente em 2,5 dias e passou a fazer a mesma tarefa com a automação do UAU em 1 dia ou menos.
Essa é a vantagem de utilizar a tecnologia e a automação de dados ao seu favor: o ganho de tempo e a diminuição de erros humanos.
De acordo com uma pesquisa de 2013 da PwC, 85% dos profissionais que trabalham com auditoria acreditam que a análise de dados automatizada é importante para melhorar a cobertura e abrangência das auditorias internas.
Na mesma pesquisa, 81% apontam que a análise inteligente de dados é importante para quantificar erros.
Porém, 71% desses mesmos profissionais dizem que planejam usar mais a análise inteligente de dados, mas não têm um bom plano para isso. Você é um desses profissionais?
A Globaltec e o UAU sabem como tornar sua gestão mais automatizada e estão prontos para te ajudar a colocar a automação da gestão financeira em prática.
Com o ERP UAU é possível fazer o controle financeiro interno da sua empresa da construção e utilizar a análise de dados automatizada para fazer em um erp conciliação bancária. Vejamos como.
ERP Conciliação bancária: como funciona na prática
Primeiramente, precisamos saber quais são as obrigações dos bancos.
Os bancos precisam oferecer aos seus clientes um extrato para conciliação bancária que siga o padrão determinado pela Febraban.
A frequência dos extratos varia, é possível ter extratos diários, semanais, quinzenais e mensais. Tudo depende da sua estratégia de gestão financeira.
É importante ressaltar que no extrato diário, o saldo inicial e final do dia não são posições consolidadas, pois alguns lançamentos demoram para compensar ou estornar. Fique atento a isso caso deseje fazer um controle diário.
Como funciona dentro do UAU
O ERP UAU tem ferramentas para manter o controle total das suas finanças na obra, na venda de imóveis, nas aplicações financeiras, compras e recebimentos.
Dentro do Módulo Financeiro do ERP UAU, há um menu específico para Conciliação Bancária. Lá é possível:
- Fazer lançamentos de Entradas e Saídas;
- Visualizar o Saldo de uma ou várias contas;
- Emitir um Extrato detalhado;
- Fazer a Totalização das contas;
- Fazer transferências de valores entre uma conta e outra;
- Lançar informações de Aplicações Financeiras;
- Realizar conciliação bancária.
Veja que a gestão financeira fica toda dentro do sistema, o que aumenta a confiabilidade dos dados.
O ERP conciliação bancária da seguinte forma:
1 – A gestão financeira dentro do UAU te permite ter um resumo financeiro de todas as contas que compreende: o controle interno de entradas e saídas financeiras, pagamentos emitidos, saldos de várias contas (e o controle de todas elas), resumo das aplicações financeiras.
2- Com todas as informações financeiras atualizadas. A função do UAU de “Auditoria de Extratos” compara entradas e saídas registradas no sistema com o extrato das contas e sinaliza em vermelho onde há diferenças.
Viu como é fácil?
E tem mais, o UAU sabe das necessidades específicas para a gestão financeira das empresas da construção.
Por isso, há opções detalhadas para receber parcelas de vendas com distrato, gerar resíduo com valor de correção de parcelar, registrar recebimento de financiamento associativo, conciliar tarifas bancárias e cheques retornados.
Além disso, a boa gestão financeira automatizada com um erp conciliação bancária auxilia a cumprir obrigações legais como a DIMOB, declaração anual e obrigatória para empresas que comercializam imóveis. Veja como o UAU te ajuda a declarar a DIMOB com rapidez:
E então, que tal começar a fazer conciliação bancária automatizada com o UAU?
Fale conosco e melhore a sua gestão e auditoria financeira fazendo uma conciliação bancária eficaz!