CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Checklist para regularizar seu loteamento

Regularize seu loteamento

O projeto de um loteamento requer bastante planejamento em relação às exigências dos órgãos públicos locais, estaduais e federais.

Por serem empreendimentos com poucos prédios envolvidos, a maior parte das obras (que muitas vezes são obrigatórias) estão relacionadas à infraestrutura: canalização de água, esgoto, abertura de ruas, iluminação pública.

Além disso, há exigências quanto à preservação de área verde (a depender do local onde o loteamento está) e a   aprovação junto à prefeitura e ao registro de imóveis podem ser entraves.

A pandemia também favoreceu a procura por loteamentos, pois as pessoas desejam morar em espaços mais abertos.

Segundo dados da pesquisa O mercado Imobiliário na Íntegra, o número de lotes vendidos no país cresceu 35% no primeiro semestre de 2021 em comparação com 2021, com mais de 48 mil lotes vendidos.

O mercado de loteamentos registrou um crescimento de quase 200% durante a pandemia em comparação com o ano passado, de acordo com reportagem do Jornal do Comércio .

Vamos ver com calma tudo que você precisa para ter o seu loteamento aprovado, manter um bom relacionamento com o poder público e aproveitar esse momento em que os loteamentos estão em alta!

O que é preciso fazer para regularizar loteamento

Fazer um loteamento muitas vezes é algo facilitado pelo poder público, pois traz desenvolvimento às cidades.

Porém, é também algo a ser bem feito, seguindo as normas e levando em conta questões sociais, comportamentais e ambientais.

Não é preciso ter medo da burocracia, veja como se preparar!

Pesquisa de público

Qual é o perfil do morador do local do loteamento?

É preciso entender a vizinhança, que tipo de moradores há nos arredores, qual o valor dos terrenos vizinhos, qual o perfil financeiro e de comportamento do seu cliente.

Pode ser que uma área seja mais comercial, industrial ou residencial. Ou então de alto, médio ou baixo padrão. O cliente pode ser um investidor ou desejar comprar para morar.

Tudo isso deve ser levantado para calcular os custos e preços prováveis de venda. Corretores de imóveis podem auxiliar no processo!

Planejamento financeiro e de execução para regularizar loteamento

Não se esqueça de detalhar cronogramas para a obra, com o orçamento separado por etapas e levando em conta todas as taxas, maquinário, mão de obra. Inclua também nesse orçamento os custos de lançamento e venda dos empreendimentos.

Planejamento de vendas e lançamento

Hoje em dia é possível fazer o lançamento de um empreendimento totalmente online e com custos mais baixos. Planeje uma boa campanha de marketing, com material detalhado e crie uma história para o seu loteamento.

Dica: Imagine uma pessoa que sonha com o seu empreendimento, que enxerga nele a realização de tudo que sempre quis. Como seria esse sonho? Quem seria essa pessoa? Por que é bom para ela morar/investir ali? Respondendo a essas perguntas você tem a base para um roteiro de campanha.

Mais uma dica: Capriche no design, nas fotos e vídeos da sua campanha. Os clientes pesquisam bastante antes de comprar!

Checklist para um bom loteamento

Quando estiver lidando com a burocracia de um loteamento, tenha certeza de que preparou um fluxo de projeto que leve em conta:

  • Leis obrigatórias de cada estado/município (cada um tem uma infraestrutura diferente exigida);
  • Cumprimento das normas de planejamento com início, meio e fim;
  • Orçamento por etapa com cronograma físico-financeiro detalhado;
  • Levantamento de maquinário e mão de obra necessários para execução;
  • Levantamento do custo de taxas de aprovação junto aos órgãos oficiais;
  • Aprovação ambiental junto aos órgãos competentes;
  • Compreensão do perfil/estilo de vida de todos os perfis de clientes;
  • Segmentar uma base de público e realizar estratégias de venda para cada perfil.
  • Auditoria dos processos: analisar os resultados ao final do empreendimento para mudar o que precisar.
  • Atenção! Tenha certeza de que regularizou as escrituras do seu loteamento. Faça a junção de lotes, o zoneamento e o desmembramento de forma correta. Sem isso você não terá as escrituras e não poderá vender seus terrenos!

Aproveite a alta do mercado para investir e regularizar loteamentos

Como já dissemos, durante a pandemia o mercado de loteamentos cresceu 200%.

De acordo com artigo da Fast Company, pelo menos 40% das pessoas consideraram deixar as grandes cidades durante a pandemia, se não para o interior, para as regiões de subúrbio, com mais espaço e conforto.

Com isso, os terrenos se tornam telas em branco para o sonho dos compradores de imóveis.

O preço mais baixo dos lotes também ajuda a aprovar financiamentos imobiliários, o que é atrativo para os clientes, que podem comprar os terrenos enquanto juntam dinheiro para construir.

Além disso, os terrenos são ótimos investimentos, com o mercado imobiliário valorizando geralmente acima de qualquer índice que ajuste um investimento conservador como a poupança ou LCBs, CDIs. O investimento imobiliário segue sendo uma opção rentável ao cliente.

Aos olhos da construtora, as obras de um loteamento são mais rápidas e simples do que as de um prédio ou casa.

O custo dos lançamentos também pode ser otimizado com a ajuda da tecnologia. Com o nosso checklist, você estará preparado para começar a investir e regularizar loteamentos!




UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!