Nenhum homem é uma ilha, já disse o poeta John Donne. E nenhuma empresa também!
Para alcançar o sucesso, é importante construir parcerias que agreguem e sejam valiosas para ambos os lados. Avaliar o cenário competitivo através de networking e parcerias estratégicas nas áreas de tecnologia, e-commerce, bancária e digital é o caminho para empresas crescerem.
Um dos pilares para a construção de parcerias é a confiança, esquematizada por F. Selnes em 1998:
A Globaltec tem no seu surgimento um grande exemplo de parceria. Nossa empresa nasceu em 1997 dentro de uma construtora, a FGR, que precisava de ajuda para desenvolver uma ferramenta tecnológica de gestão.
Todos saímos ganhando! As parcerias acabam ajudando muito da solução de problemas. No caso da parceria FGR e Globaltec, eles saíram com uma solução tecnológica que precisavam para o dia a dia e nós pudemos conhecer as necessidades de uma construtora no dia a dia.
Tipos de parceria
Na construção civil existem muitas possibilidades de parcerias, que podem ser feitas com fornecedores, equipes de execução, entre empresas, com desenvolvedores de novas tecnologias, com investidores.
A criatividade e a colaboração podem abrir novas portas e mercados para as empresas que souberem aproveitar as oportunidades.
Alguns dos exemplos mais comuns de parcerias na construção civil são:
- Contratação direta de mão de obra
- Contratação de obras por empreitada
- Administração de obra
Além disso, uma boa ideia pode ser fazer parcerias via sociedade:
- SCP (Sociedade por Cotas de Participação)
Nesse tipo de sociedade, uma empresa fica responsável por colocar seu CNPJ como responsável pela compra de terrenos, materiais e outras tratativas. Esse é o papel do sócio ostensivo. Já os sócios participantes têm seu papel definido por contrato.
Pode acontecer de uma incorporadora ou empresa investidora entrar como sócia ostensiva e uma construtora ser sócia participante. O repasse dos lucros do empreendimento entre empresas dessa sociedade é isento de imposto.
- SPE (Sociedade de Propósito Específico)
A SPE se parece com a SCP, mas se cria um novo CNPJ para aquela sociedade em específico para que responsa pelo todo. Ambas as sociedades podem ter data para terminar e funcionar apenas para um empreendimento.
Tecnologia x construção civil
As construtechs podem também ser fontes de boas parcerias para os gestores da construção civil.
A conectividade, algo tão importante nos dias de hoje, é ainda uma grande dificuldade das empresas da construção. Conectar todas as ferramentas tecnológicas que sua empresa utiliza e se conectar com clientes: isso é conectividade.
A parceria com construtechs traz a possibilidade de tornar sua gestão mais integrada, automatizada e inteligente, trazendo sua empresa para a era da tecnologia, economizando dinheiro e melhorando o dia a dia de trabalho das equipes.
Serviços financeiros
Algumas parcerias com soluções tecnológicas podem ajudar a organizar os serviços financeiros da sua empresa da construção.
Com a solução certa você faz conciliação bancária, pagamentos automáticos, emissão de boletos, avisos de cobrança, emissão e recebimento de notas fiscais, organiza suas compras.
Sustentabilidade na construção civil
A sustentabilidade pode ser uma boa fonte de parcerias na construção civil. A gestão de resíduos, reciclagem, compra de materiais reaproveitados, tudo isso pode ser fonte de parcerias para tornar seus empreendimentos sustentáveis.
Muitas vezes não sabemos por onde começar para tornar as construções mais sustentáveis, então por que não firmar parcerias com quem é expert nisso?
O Conselho Internacional de Construção (CIB) mostra que a indústria da construção é a que mais explora e consome energia e recursos naturais.
De acordo com reportagem do Correio Braziliense, 98% do resíduo da construção no Brasil poderia ser reciclado, mas só damos conta de reciclar 21%. Aí há grandes possibilidades e oportunidades tanto para gerar receitas quanto para diminuir o impacto ambiental das empresas da construção no mundo.
Parcerias de sucesso
Seja na área da tecnologia, bem como, nas empreitadas, para conseguir investidores ou ser mais sustentável, as empresas da construção podem – e devem – buscar por parcerias que resolvam problemas.
As parcerias de sucesso na construção são feitas com base nas relações de confiança e o retorno mútuo, seja em forma de receitas ou de benefícios valiosos.
Um bom ponto de partida para decidir em qual área buscar parcerias é pensar: em que área minha empresa não é expert, mas poderia se desenvolver?
No jargão das obras, sabemos que muitas vezes o barato sai caro. Os gestores devem aplicar essa mesma lógica para a administração e as parcerias na construção civil: por que não procurar quem tem garantia e qualidade para fazer aquilo que eu não sei fazer tão bem?
Uma parceria estratégica na Globaltec é a Planning, empresa especialista em serviços contábeis, tributários e societários para construtoras e incorporadoras.
Quer saber mais das soluções que a Globaltec tem para incorporadoras? Entre em contato com um de nossos especialistas, +15 anos de experiência no setor de construção civil.