
A CBIC (Câmara Brasileira da Construção) retomou o projeto Construção 2030, elaborado em parceria com o Senai. Essa iniciativa surgiu em 2018 como um incentivo para a cultura de inovação nas empresas da construção.
A retomada do Construção 2030 está relacionada aos resultados da pandemia de coronavírus, que fez com que acontecesse uma aceleração tecnológica na construção civil.
Com a pandemia, a construção industrializada, modular e a automação de gestão se tornaram realidades mais presentes nos canteiro de obras.
O setor da construção civil deve ser um dos responsáveis pela retomada da Economia depois da pandemia, a previsão é de que o PIB da construção cresça 2% em 2022, de acordo com projeções da FGV, do Sinduscon-SP e da CBIC..
No cenário atual, os imóveis de médio e alto padrão estão em alta, puxando a retomada de crescimento. Em 2021, os lançamentos de unidades de médio e alto padrão tiveram alta de 226% em relação a 2020, de acordo com a Abrainc. A procura por imóveis melhores reflete a mudança de pensamento dos compradores, que desejam mais conforto e qualidade de vida.
Projetos em habitação e infraestrutura
Os investimentos em habitação e infraestrutura fortalecem a economia de um país, melhorando a condição de vida da população, que tem seus direitos básicos de acesso a moradia, água encanada, esgoto, luz, transporte garantidos.
No Brasil, o déficit habitacional foi de 5,877 milhões na última vez que foi medido, em 2019. Esses números contabilizados pela Fundação João Pinheiro (FJP) apontam habitações precárias (1,483 milhões), coabitação (1,358 milhões) e ônus excessivo com aluguel (3,036 milhões). A qualidade de vida da população depende também, de condições dignas de morar.
Somente com os investimentos das construtoras, incorporadoras e políticas habitacionais e de financiamento por parte do governo é que será possível melhorar as condições de habitação e infraestrutura no país.
A tecnologia é um ótimo caminho para avançar em habitação e infraestrutura no Brasil, vejamos algumas das possibilidades.
Construção modular
A construção modular ou em blocos é aquela pré-fabricada, que vem com peças prontas que se encaixam como um quebra-cabeça. Por ser padronizada, a construção segue um processo de montagem que se repete e a fabricação de peças pode ser em série.
Na construção modular, as peças são transportadas até o local de montagem. Ela é uma boa opção para baratear os custos de obra e ainda há muito espaço para explorar suas possibilidades no Brasil. A construção modular pode diminuir os custos diretos em até 15% e tornar a execução mais ágil.
Um bom exemplo é a execução do Hospital Regional de Ceilândia pela TecVerde.
Inovação tecnológica no canteiro de obras
Dentre os conceitos de inovação tecnológica aplicáveis na construção e incentivados pelo projeto Construção 2030 está a inovação no canteiro de obras.
Esse tipo de inovação vai desde o uso de robôs e drones para execução de obra e levantamento, inspeção de obra quanto na aplicação de modelos BIM para projetar novos empreendimentos.
O BIM é uma realidade na construção civil e deve ser cada vez mais utilizado não apenas para projetar, mas também para orçar, acompanhar a execução da obra, inspecionar e fazer a manutenção no pós-entrega.
A tendência é poder gerenciar as obras de forma totalmente digital e a longo prazo, não apenas antes e durante a execução. Os empreendimentos têm longa vida, e assim os projetos em BIM devem poder acompanhá-los por muito tempo.
Aplicativos para obra
Aplicativos de gestão de obra também são uma forte tendência, principalmente para utilizar no canteiro de obras e se comunicar rapidamente com vários membros da equipe de execução e gestão de obra.
O futuro da construção civil
A construção civil precisa se modernizar, acompanhar as tendências e trazer a tecnologia para automatizar tanto a gestão quanto a execução.
O projeto Construção 2030 da CBIC vem como uma iniciativa que traz metas e possibilidades para o setor e nos ajuda a pensar em rumos para os próximos anos. Você está pronto para o futuro?
Acompanhe o webinar sobre BIM e conheça alguns benefícios e vantagens de utilizar o BIM em projetos na construção civil.