CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

5 dicas para gerar impacto positivo no mundo com ESG

ESG é a sigla do momento no mundo dos negócios e da construção civil: Environmental, Social and corporate Governance, ou em português, governança ambiental, social e corporativa.

E de que se trata? São práticas que as empresas devem adotar para serem mais transparentes na sua governança e responsáveis em relação ao impacto ambiental e social que causam nas suas comunidades e no mundo.

A sustentabilidade é um dos grandes pilares do ESG na construção, principalmente com meios de produção de energia, economia de recursos, reciclagem de materiais e rejeitos.

No cenário competitivo do mercado atual, as construtoras e incorporadores que oferecem diferenciais sustentáveis e sociais em seus projetos chamam mais atenção.

Depois da pandemia de coronavírus, os consumidores desejam investir seu dinheiro em empreendimentos que causem um impacto positivo no mundo, contribuindo para o bem-estar social e ambiental da sociedade.

A pesquisa “Millennial & Gen Z Survey 2021” da Deloitte com a opinião de mais de 14,6 mil millennials (nascidos entre janeiro de 1983 e dezembro de 1994) e 8,2 mil pessoas da geração Z (nascidos entre janeiro de 1995 e dezembro de 2003) mostra que a nova geração está preocupada em tomar ações em prol de um mundo mais sustentável e igualitário. E isso, é claro, interfere em grandes decisões, como onde morar.

Segundo dados do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), o setor da construção civil consome 75% dos recursos naturais com toda sua cadeia produtiva.

De que forma, então, conquistar o mercado de clientes da nova geração, causar um impacto positivo no mundo e atender aos princípios de ESG? Vejamos algumas dicas.

Energia fotovoltaica

O uso e produção de energia solar por meio de placas fotovoltaicas tem aumentado no Brasil nos últimos anos.

A instalação de placas solares é uma ótima forma de economizar com faturas de energia elétrica em condomínios e residências, barateando os custos finais para os moradores.

Até mesmo prédios antigos estão recorrendo às placas solares quando há espaço para sua instalação, pois o custo das placas fotovoltaicas diminuiu nos últimos anos.

Brasil, uma potência energética

Em março de 2022, a produção total de energia solar no Brasil superou pela primeira vez a capacidade de produção da maior usina hidrelétrica do país, Itaipu. O potencial instalado de produção de energia fotovoltaica no Brasil é de 14 gigawatts (GW).

Isso demonstra como o Brasil tem explorado cada vez mais essa fonte de energia que diminui a emissão de CO2 no meio-ambiente e ao mesmo tempo economiza custos a longo prazo!

Futuro 360º

As empresas que seguem as melhores práticas de ESG devem estabelecer a governança corporativa, ambiental e social na sua cultura organizacional.

O que isso significa? Que o dia a dia da empresa deve estar permeado com a mentalidade sustentável, a vontade de causar impacto social positivo e de manter a transparência nas finanças e ações. Isso precisa ser repassado aos funcionários para que adotem a mentalidade nas suas tarefas cotidianas.

Somente com todas as equipes comprometidas com o mesmo propósito é que será possível impactar positivamente o mundo – e gerar lucros, pois o ESG é muito bem visto por novos investidores.

Metaverso e o impacto ambiental

Dentre as práticas mais promissoras no mercado da construção está o metaverso: o mundo virtual onde várias pessoas poderão interagir, comprar, circular. Na construção civil, será possível testar modelos de empreendimentos por meio de modelos em realidade virtual, as pessoas poderão passear por projetos ainda não executados para ter experiências quase reais.

Como isso influencia em ESG? O impacto ambiental do uso da tecnologia diminui a necessidade de circulação e a análise de projetos antes da execução evita erros construtivos que atrasam as obras.

Diferencial competitivo e redução de custos

O ESG é um grande diferencial competitivo no mercado. Uma pesquisa da Bloomberg mostra que o ESG deve atrair U$53 trilhões de dólares em investimentos até 2025. Os negócios da construção podem participar dessa onda!

Além disso, com práticas de governança, as despesas jurídicas diminuem e a corrupção se torna mais complicada, economizando nos custos gerais.

Posicionamento de marca e visão de futuro

Segundo dados da XP, um levantamento da consultoria ETFGI mostrou que os fundos ESG superaram a marca de US$ 370 bilhões em 2021, um salto de 84% em relação a 2020.

O ESG, como os dados demonstram, tem atraído investimentos e também auxilia no posicionamento de marca. Afinal, quem não quer fazer negócios com uma empresa sustentável, com responsabilidade social e governança interna?

Qual impacto minha empresa vai gerar ao mundo?

Ser sustentável não é apenas cuidar do meio ambiente, mas ter um modelo de negócios que possa perdurar e dar lucro causando o mínimo de impacto negativo no mundo.

O  ESG é uma forma de garantir também que o seu futuro, o da sua empresa e o do planeta serão melhores!

Gestores da construção civil preocupados com ESG saem na frente dos concorrentes com estratégias de longo prazo. Acompanhe nosso bate-papo com o Wagner Alves, criador do Método Lote, para compartilhar as melhores práticas na otimização de recursos financeiros no setor de loteamento.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!