
Mesmo em meio à pandemia, o trabalho na construção civil conseguiu não só se manter estável, mas crescer.
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 317.159 novas vagas de trabalho na construção civil foram geradas entre junho de 2020 e maio de 2021, o que representou um crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7%, após registrar uma queda de 6,3% em 2020 de acordo com dados do IBGE e da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
Em meio a esse cenário, com o mercado aquecido, vale a pena saber quais as melhores estratégias para manter a sua equipe e evitar a alta rotatividade.
Confira as melhores estratégias que as empresas da construção civil estão fazendo na hora de contratar
Quanto tempo os funcionários permanecem na sua empresa? Alguns setores têm rotatividade mais alta que outros? E isso faz bem?
Uma estratégia eficaz adotada pra o trabalho na construção civil é atrair talentos qualificados para posições estratégicas e investir na formação do profissional que não se encontra no mercado.
Muitas vezes as empresas da construção enfrentam desafios para encontrar mão de obra qualificada, não é?
Uma boa saída para esse problema é investir em qualificação!
Principais benefícios da mão de obra qualificada
Você não pode deixar de se atualizar. Sua empresa investe em softwares, sistemas, você quer passar a usar o que o BIM traz de melhor com todas as possibilidades. Sua equipe não está preparada para essas mudanças?
Qual o potencial do seu time? Há interesse entre os funcionários de se atualizar, treinar, aprender?
A mão de obra qualificada só fica na empresa com a qual se compromete, onde vê possibilidade de crescer e onde é bem remunerada. Não existe almoço grátis, o trabalho qualificado na construção civil precisa de investimento!
Como todo investimento, capacitar a sua equipe traz retornos para sua empresa!
Menos erros, trabalho com maior qualidade, mais rapidez, mais tecnologia: investir em qualificação do trabalho na construção civil traz resultados a médio e longo prazo!
Veja 3 erros que você deve evitar para não perder dinheiro
Contratar, demitir, contratar de novo, lidar com demissões frequentes… esse cenário faz com que você perca dinheiro!
Sim, investir na capacitação das equipes vale mais a pena do que ficar trocando de funcionários e pagando acertos e custos de contratação.
Muitas vezes fica difícil manter a qualidade do trabalho naquele tempo que demora entre demitir, contratar e encontrar no mercado as pessoas com a qualificação desejada. Por que não investir em retenção?
Quem tem uma equipe sólida consegue enfrentar crises e passar por empreitadas com mais tranquilidade e qualidade.
Investindo em capacitação também no canteiro de obras
O trabalho na construção civil precisa de capacitação também no canteiro de obras.
Funções técnicas específicas, um bom mestre de obras, gerente de obras, carpinteiros, azulejistas, especialistas em gesso, acabamento, pintura… por que não formar o profissional que você necessita?
Você tem medo de perder o profissional para o mercado depois de qualificá-lo? É sempre um risco, mas é possível fazer contratos sérios com multas de rescisão com a qualificação embutida no acordo.
Além disso, o mais importante é fazer com que as pessoas queiram continuar trabalhando na sua empresa. Que diferencial você oferece? Plano de carreira? Espaço para crescer? Atualizações constantes? Boa remuneração? O que o funcionário qualificado busca? Essa é a grande questão a ser respondida na negociação para poder reter talentos!
Contratação de equipe qualificada torna sua empresa mais qualificada
Mais produtividade da equipe, mais previsibilidade da obra, mais facilidade para reter funcionários: a capacitação também promove mais segurança no planejamento da sua empresa.
Como mudar a cultura, evoluir, se tornar mais tecnológico sem pessoas de confiança para tocar o trabalho no dia a dia?
As empresas que investem em treinamento têm mais oportunidades de negócios, mais facilidade de fazer planejamentos sólidos, maior previsibilidade, organização.
É claro que alguma rotatividade de equipe é esperada, mas em alguns setores estratégicos vale a pena investir um pouco mais. Qual profissional da construção civil te faz mais falta? Pense em investir nessa qualificação!
Baixe nosso Manual de Contratação de Empreiteiros e não erre mais nesse processo!
Clique aqui para entender mais do processo de contratação de empreiteiros!