Processos integrados, lançamentos de notas automáticas e atendimento online são serviços das fintechs
No Brasil, as fintechs cresceram 600% nos últimos cinco anos, de acordo com a Fincatch, plataforma de avaliação e consulta de fintechs. O estudo mostrou que o crescimento de empresas digitais especialistas do mercado financeiro se deve, principalmente, à busca por serviços online de forma automática.
As fintechs, termo em inglês que une finanças e tecnologia, são empresas focadas em serviços financeiros e vieram da origem das startups, empresas que nasceram no ambiente digital e tem como mote a transformação digital.
Uma pesquisa da Sambatech, realizada em 2020, revelou que 76,2% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias de transformação digital, a pesquisa ouviu mais de cem empresas das áreas de inovação e tecnologia. Segundo o diretor de mercado da Globaltec, Leonardo Marques, a expansão de serviços financeiros veio para ficar e será somente mais uma das facilidades do digital.
Do boleto a contas digitais
A capacidade de adaptação do ser humano foi essencial para as empresas continuarem crescendo, afinal, se antes faziam contratos no papel, agora, tanto contrato quanto a assinatura do cliente se faz de forma digital.
Porém, essas inovações levaram anos para acontecer no Brasil. No país, 45 milhões não possuem conta em banco ou não movimentam sua conta há mais de seis meses, segundo um estudo do Instituto Locomotiva de 2019.
Os processos digitais, pagamento online, contas digitais e saldo pelo celular fazem parte da rotina das empresas de construção civil. Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) 75% das empresas ainda preferem o boleto.
Buscar soluções que atendam as necessidades das construtoras, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias por meio da transformação digital é o pontapé inicial de muitos produtos e serviços do mercado.
Uma das fintechs que estão investindo no setor de construção civil é a PJ Bank, empresa que oferece contas digitais, recebimento por cartão e por boleto. Os serviços são disponibilizados em APIs integradas aos sistemas de gestão, ERPs do mercado.
De acordo Diego Bassan, a alta concentração bancária gerou mais autonomia para os bancos mas altas taxas sendo pagas pelos clientes. “Os grandes brancos não têm como foco resolver situações específicas do mercado de construção civil”, completa.
O que as empresas de construção civil precisam?
Mais que um software integrado com automatização dos processos, os gestores da construção civil buscam reduzir custos e assim, lucrar mais. Nesse sentido, ouvir o cliente é parte da rotina da empresa.
Em uma construção, serviços financeiros são demandados na compra de insumos, no pagamento de folha, na manutenção de equipamentos, tributos fiscais e recebíveis de clientes. O tempo todo o gestor precisa abrir o aplicativo do banco e fazer alguma aplicação.
Para Diego, a gestão não se resume a serviços do dia a dia, mas em inserir hábitos melhores de gestão. “Por isso, serviços financeiros são necessários”, completa.
Acompanhe um bate papo super produtivo com o Diego Bassan sobre últimas tendências das fintechs e como elas estão revolucionando o mercado imobiliário e construção civil.