A escolha de um ERP para construção civil é um momento importante. Afinal, quando investimos em uma ferramenta tecnológica, queremos garantir o retorno desse investimento.
Mas, então, como ter certeza de que o ERP para construção civil escolhido é o mais adequado para sua empresa?
Vamos ver um passo a passo do que fazer para se certificar que a sua escolha vai funcionar e alcançar os resultados esperados em economia financeira e estruturação da empresa.
Qual é o melhor ERP para construção civil?
O melhor ERP para construção civil precisa, antes de mais nada, ser especialista em construção civil.
Dessa forma, é possível adaptar outros sistemas comuns de gestão para gerenciar uma empresa da construção civil? Sim, mas isso demanda ajustes e às vezes a necessidade de usar múltiplas ferramentas.
Um ERP para construção civil conhece as necessidades da sua empresa. Além disso, tem experiência no mercado atendendo construtoras, incorporadoras, imobiliárias, loteadoras e demais empresas do setor.
Administrar obras e imóveis é uma tarefa bastante específica. Por isso, um ERP para construção civil precisa ter ferramentas de gestão de obra, controle financeiro, compra de insumos, venda de imóveis, gestão contábil, tudo no mesmo sistema!
O que sua construtora precisa ter para contratar um ERP para construção civil?
O sucesso da implementação de um ERP para construção civil depende também da sua empresa.
E por motivos muito simples.
É preciso estar aberto a fazer mudanças na gestão. Se as coisas estivessem correndo bem, sua gestão já estaria estruturada. Com certeza há espaço para melhorias e novos processos mais inteligentes, automatizados e certeiros. Mas a implementação dessa nova cultura depende da implementação do ERP junto à sua equipe.
Por isso, não se esqueça de avaliar como é o processo de implementação do ERP nas empresas. Há suporte? Como é feito o treinamento? E de que forma esse treinamento é feito? Presencialmente? Via EaD? Quantas frentes de atendimento o ERP disponibiliza?
As dúvidas surgem no dia a dia e é preciso que o ERP para construção civil te dê suporte para que as equipes possam ter mais facilidade ao usar a ferramenta escolhida.
Que benefícios um ERP para construção civil traz para minha empresa?
O principal objetivo de um ERP é integrar todas as áreas das empresas da construção.
Isso significa que o financeiro, a contabilidade, o setor de vendas, de gestão de obras, todos trabalham em conjunto. Dessa forma, as atualizações de informações de um são integradas às atualizações de outro. Um ERP é como trabalhar em BIM para fazer projetos: proporciona o trabalho em equipe de forma mais inteligente.
Outro grande benefício de um ERP é a redução de custos. Por meio da automação dos processos, há uma diminuição dos erros no canteiro de obras e na gestão. Você consegue ter clareza de quais são os gargalos financeiros.
Um exemplo é a possibilidade de fazer uma gestão de estoque e compra de materiais de construção com diferentes fornecedores, comparando preços e de acordo com a necessidade: nem a mais, nem a menos.
Um ERP traz mais clareza aos processos. O trabalho fica mais rápido, menos mecanizado.
Além disso, como o mercado de trabalho da construção civil registrou melhor desempenho em 2022, empresas com um ERP para construção civil têm mais chances de crescer. Isso porque estão estruturadas para crescer de forma saudável.
Conheça uma história de sucesso
Você pode ter o mesmo sistema que as grandes construtoras. Contudo, o ERP escolhido atende à sua necessidade.
Conheça a Direcional Engenharia, a maior construtora do Brasil e cliente ERP UAU:
Sua empresa é pequena? Não se preocupe, pois um ERP como o ERP UAU está preparado para crescer junto com os seus negócios!
O importante é garantir que todos tenham o mesmo objetivo: estruturar empresas da construção para que cresçam. Nós, da Globaltec, estamos no dia a dia de várias empresas da construção com esse objetivo: estabelecer parcerias e facilitar a gestão no setor da construção civil!
Conheça nossas soluções e entenda como elas podem se adaptar ao que a sua empresa precisa.