Empresas da construção civil, construtoras e incorporadoras, precisam ter muita atenção quanto aos seus contratos, a fim de não dar margem para problemas de interpretação tanto para os seus clientes quanto para si mesma em diversos momentos, quanto na hora da rescisão do contrato. Desse modo, deve abordar o lado tanto dos proprietários quanto dos clientes.
Quando se aborda sobre um lançamento imobiliário, estamos destacando um importante e amplo processo, que envolve diferentes atores e também uma relação comercial e de grande relevância, pois trata, em muitos casos, de empreendimentos voltados para um público específico e bem engajado.
Entendendo o processo de venda em uma incorporadora
Dessa maneira, ao entender como funciona o processo, suas fases e peculiaridades, o lançamento torna-se mais fácil tanto para construtoras e incorporadoras quanto para os clientes e para as próprias gestoras de imóveis, que são as intermediárias no processo.
Além de oferecer conhecimentos necessários para realizar a venda de forma legal, segura e eficaz, as empresas ficam responsáveis por todos os parâmetros e enclaves que possam vir a acontecer, incluindo a rescisão do contrato e cobrança de encargos e multas.
Continue a leitura e descubra as 5 principais vantagens da gestão de contratos que podem resultar em lucratividade e posteriores empreendimentos com uma boa gestão de contratos.
Segurança das informações
Por meio dos dados gerados em cada contrato é possível negociar possíveis acordos com os clientes e gerar com essas informações novos processos importantes de atendimento, por exemplo, qual o melhor meio de comunicação utilizado, as perguntas essenciais para se fazer, diminuindo assim o retrabalho com o pós-venda. Contudo, ter essas informações na nuvem antecipa problemas gerados com dados imprecisos.
Gestão integrada no pré e pós-venda nos lançamentos imobiliários
A integração também é outro ponto chave, já que auxilia em todos os demais processos inerentes ao trabalho da incorporadora. Independente da complexidade da operação proposta, o gestor atribui a integração com o ganho de tempo. É possível com uma única solução fazer a elaboração, revisão, discussão, revisão e conclusão de todos os itens e atividades necessárias a cada contrato.
Qual a previsibilidade de riscos na gestão de contratos?
Quando as datas de vencimento não são claras, os contratos são estendidos tacitamente sem qualquer consulta. Isso é especialmente doloroso se a parceria não foi particularmente bem-sucedida, mas também se você deseja estender a relação incorporadora-cliente.
Reduz de custos e ganho de capital
No entanto, com uma boa gestão de contrato, a incorporadora consegue garantir o alinhamento entre as partes antes mesmo do início da construção e assegurar que elas compreendam as premissas técnicas e legais do projeto. Isto certamente minimizará o número de horas de retrabalho resultadas da simples falta de diálogo entre os envolvidos e evitará que os gastos com insumos e mão de obra sejam elevados.
Por que otimizar a gestão de contratos com um ERP?
Com o módulo de gestão de contratos do ERP UAU, também é possível registrar feedback qualitativo para contratos ou compras individuais. Com base nesses critérios pré-determinados, uma decisão é muito assertiva para ser feita sobre os próximos passos da organização.
O ERP UAU da Globaltec de gestão de contratos proporciona uma análise gerencial para tomada de decisão, eliminando falhas e atrasos no seu cronograma, e ainda, uma maior exatidão na gestão dos contratos, levando à eliminação de perdas financeiras.
Acompanhe as melhores práticas de cobrança para sua incorporadora no #GlobalCast exclusivo da Globaltec. Convidamos a CredCom, especialista em gestão de cobrança para compartilhar como eles estão conseguindo ajudar o setor imobiliário e de incorporação a inovarem com custo zero.