A tecnologia para construção civil é um setor que atrai grandes investimentos no mercado financeiro. Segundo a consultoria McKinsey, entre 2014 e 2019, investidores aplicaram 25 bilhões de dólares em soluções E&C (Enrineering and construction). Um aumento de 8 bilhões em relação aos 5 anos anteriores.
E o que isso mostra? A evolução da tecnologia para construção tem passado por fases de amadurecimento. No início dos anos 2010 até mais ou menos metade da década, as empresas de tecnologia desenvolveram novas soluções. As primeiras a serem adotadas foram mais pontuais, como a digitalização simples de processos que antes eram no papel e melhorias nas ferramentas de design, cálculo e planejamento.
De 2015 para cá, a tecnologia para construção entrou em uma nova era: a partir do feedback dos usuários e também da necessidade dos clientes, os softwares e sistemas começaram a se tornar integrados.
O que significa ter uma solução integrada em tecnologia para construção civil
De acordo com a consultoria McKinsey, em 2018 foi possível fazer um levantamento das tecnologias para construção civil que estão em alta. O movimento parece indicar que o futuro será feito de plataformas tecnológicas que conversam entre si e coexistem no ambiente de trabalho.
O desafio dos últimos anos fez com que muitas empresas de tecnologia para construção agilizassem seus processos de forma a ajudar as empresas a garantirem a segurança dos trabalhadores e melhorarem a produtividade com base em soluções digitais.
Uma plataforma ou solução integrada dá conta de vários processos envolvidos na construção de um empreendimento. É preciso unir as informações que vão desde o estudo de viabilidade, aprovações, orçamentos, planejamento, projetos passando pela gestão de mão de obra, apontamento de obra, cronograma físico-financeiro até a venda, entrega das chaves, pós-venda e cobrança.
Hoje em dia é possível ter todos esses processos integrados em uma mesma plataforma, com dados corretos, validados e seguros que mostram o panorama das suas obras.
Que tendências tecnológicas podemos observar no mercado da construção civil
A consultoria McKinsey divide as inovações em tecnologia para construção civil em 3 constelações:
- Colaboração digital
- Back-office
- Execução de obra
Colaboração digital
As tecnologias de colaboração digital envolvem gestão de capital financeiro, de equipamento, estatística, gerenciamento de estoque, materiais, portfólio, análise preditiva, monitoramento em tempo real, planejamento do uso de recursos e gestão de riscos. É nessa categoria que o ERP UAU entra com um sistema completo que te ajuda a fazer toda essa gestão integrada, digital e colaborativa.
Back-office
Já a parte de Back Office diz respeito ao uso de BIM (Building Information Modeling), modelos 3D, maquetes, simulação de design, gestão de documentos e contratos, simulações, compatibilização de projetos, aprendizagem virtual. Soluções CAD e outros softwares hoje em dia já conversam com plataformas que trabalham em colaboração digital de forma a integrar todos os dados gerados e transformá-los em informação inteligente, relatórios que geram insights para a gestão.
Execução de obra
Quando falamos em tecnologia no canteiro de obras, pensamos em impressão de materiais em 3D, compliance, compra de material online, inspeções e levantamentos realizados pro drones, fabricação de peças pré-moldadas automaticamente, robótica, automação.
Por que investir em soluções de colaboração digital para construção civil
Se em 2018 essa tendência despontava, hoje ela já é uma realidade. As empresas da construção com foco na tecnologia podem alavancar os novos empreendimentos imobiliários estruturando processos internos da empresa.
Com um software ou sistema de gestão especialista em construção, você tem processos integrados e automatizados. A cultura das empresas da construção deve estar voltada para o novo não somente em termos de projeto e modelagem 3D, mas também na gestão financeira, administrativa, contábil, de obras.
Um ambiente produtivo e alinhado com a atualidade automatiza vários processos e torna os dados inteligentes, proporcionando melhores estratégias, mais controle de gastos, economia e agilidade nos processos.
Como hoje parte da comunicação e outros processos são realizados por algum meio tecnológico empresas que não investem em tecnologia para construção civil ficam para trás. Seus clientes também exigirão isso, o acompanhamento das obras, dos processos e da realidade da sua empresa.
Trazendo toda a sua gestão para o digital, você garante a qualidade final do empreendimento, reduz processos burocráticos, facilita a entrega dentro do cronograma de obra, antecipa problemas e soluções.
Quer um exemplo? Descubra como a digitalização do canteiro de obras ajudou os clientes da Agilean!