Pontes, estradas e aeroportos. São esses alguns exemplos de construção pesada, obras que exigem uma produção em grande escala. Diante disso, também há a necessidade de incluir processos e tecnologia. Máquinas, insumos e ferramentas que conseguem trabalhar com grandes projetos e mão de obra especializada.
Você sabe quais outros empreendimentos fazem parte da construção pesada? Na construção civil, as obras que necessitam de uma infraestrutura mais complexa são vistas como obras pesadas. Uma característica desse setor é a utilização de grandes maquinários, sendo vistos como um patrimônio da empresa. Esse maquinário também depende de gestão e pode ser usado para diferentes obras.
Ser uma empresa com foco na construção pesada destaca o portfólio entre os concorrentes. É um diferencial competitivo que garante ainda mais oportunidades para o negócio. Acompanhe neste texto como elevar a excelência na gestão de obra pesada.
Importância da construção pesada para o desenvolvimento econômico
O setor da construção é um dos setores que mais impactam o desenvolvimento econômico mundial, cerca de US$ 110 trilhões são gastos todos os anos em bens e serviços relacionados ao setor. Estima-se que, em 2021, o faturamento bruto das construtoras de obras de infraestrutura atingiu R$ 124 bilhões.
Em um mercado competitivo e complexo como a construção pesada, as empresas desse segmento devem olhar para o planejamento de forma integrada. Aliar o canteiro de obras com os processos administrativos internos garante mais eficiência à gestão. Junto ao cronograma, o objetivo e o cumprimento dos prazos a administração se torna mais dinâmica gerando mais integração com as áreas do negócio.
Dessa forma, o processo de gestão mais eficiente tem o objetivo de reduzir custos e aumentar a lucratividade. Contudo, para elevar a excelência da gestão de obra pesada é necessário inovar com ferramentas e processos específicos. Nos últimos anos, o mercado da construção civil soube se transformar digitalmente com alguns recursos digitais, como ERPs de gestão e BIM (Modelagem de Informação da Construção).
Na construção civil, esses recursos funcionam moderadores dos processos, apresentando onde e como fazer. Cada construtora terá uma particularidade específica ou um problema próprio para resolver e melhorar. Essas ferramentas ajudam a dizer onde melhorar para ter mais resultados.
Gerenciamento de materiais, logística de gestão de informações e mais produtividade
Entre as medidas para uma construtora ter mais resultados está em adotar as novas tecnologias com aquisição de ferramentas e processos impulsionando uma cultura digital e frentes de trabalho focadas na integração. Por isso, com essa visão estratégica, os processos de gestão ficarão muito mais fáceis.
Contudo, a vantagem de um ERP para a gestão de obra pesada é que, com esses recursos disponíveis, a eficiência se torna peça chave para a evolução nos resultados do negócio.
Apoiar o mercado de infraestrutura a se desenvolver com soluções integradas de gestão é o objetivo da Senior Globaltec. Com o ERP UAU, uma construtora de obra pesada tem acesso a facilidades de gestão gerando mais produtividade e eficiência para os melhores resultados.
Tecnologia focada em construção pesada: metodologia BIM integrada ao trabalho dos profissionais
Um exemplo de tecnologia que pode alavancar os negócios é o BIM (Modelagem de Informação da Construção). O BIM é um modelo virtual de empreendimentos da construção civil que apresenta informações de estrutura, design e geometria durante todo o ciclo de vida da obra.
No entanto, o BIM, para ser mais ferramenta de gestão eficaz deve se manter alinhado com as expectativas que as áreas da empresa definiram no projeto.
Acompanhe algumas estratégias do BIM na construção civil: