CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Qual o melhor sistema para construção civil?

Construir envolve o processo de aliar materiais, pessoas e ferramentas. Existem muitos sistemas de gestão para construção em todo o mundo, que atende edifícios a estradas e de máquinas a embarcações. Cada projeto tem a oportunidade de seu próprio sistema de gestão, que melhor se adapta às necessidades da empresa. E a integração do sistema com o processo já existente é um ponto para observarmos.

Porém, gerenciar uma construtora requer foco na estratégia. O objetivo mais comum em contratar um sistema para construtora é aumentar os resultados. Seja reduzindo custos ou escalando o negócio, um sistema de gestão contribui a curto, médio e longo prazo.

Vamos abordar no texto as características que um sistema para construção civil tem. Continue a leitura.

Veja as últimas referências do mercado:

  • Em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a pesquisa aponta um total de 133.891 unidades comercializadas no período de janeiro a outubro de 2022.
  • Por outro lado, o resultado das chamadas vendas líquidas, calculado tendo como base o volume de vendas e o número de unidades distratadas, avançaram 13,4%.
  • Em relação aos tipos de empreendimentos imobiliários, a maior alta registrada foi em imóveis de médio e alto padrão.
  • No entanto, houve queda de 8,1% no número de unidades lançadas e de entregas
  • Por outro lado, os imóveis que fazem parte do programa Casa Verde e Amarela compreenderam pela maior fatia do mercado, totalizando 70% de vendas entre janeiro e outubro.

Segundo especialistas, o bom desempenho do mercado se deve à capacidade de se reinventar. Hoje, um empreendimento imobiliário de qualidade virou sinônimo de bem-estar.

Gestão de obras: gerenciamento e acompanhamento da obra, controle de medições.

A gestão de obras é uma área específica da engenharia que se dedica ao gerenciamento de todos os processos envolvidos em um empreendimento. Gerenciar uma obra, seja ela comercial, residencial ou industrial, requer um grande número de dados e, portanto, exige muita atenção na análise dessas informações, desde o planejamento até a finalização. É importante destacar que a gestão de obras compreende o planejamento, a organização, o controle e o acompanhamento do dia a dia da obra.

O objetivo da gestão de obras é assegurar que o projeto seja executado dentro do prazo, do orçamento e da qualidade especificada. Para isso, é fundamental um sistema para construção civil que reduza os 

Administração de materiais: planejamento da lista de materiais e previsão de recursos

Em qualquer organização, o gerenciamento eficiente de materiais é essencial para garantir níveis aceitáveis de produção, bem como, um fluxo de caixa sem inconsistências financeiras. Uma parte importante desse processo é criar e manter uma lista detalhada de materiais. Com um ERP integrado e focado na construção, as matérias-primas, suprimentos e equipamentos necessários são gerenciados em tempo real e com alta mobilidade.

Ao prever com precisão a demanda, as organizações podem evitar problemas como falta e excesso de estoque. Uma parte importante do gerenciamento de materiais eficaz também é manter o ajuste do nível de estoque para atender às necessidades em constante mudança. 

Por exemplo, se a demanda por um determinado produto aumentar repentinamente, a organização precisará aumentar seu estoque deste produto. Por outro lado, se a demanda diminuir, a organização precisará reduzir seu estoque. Ao gerenciar cuidadosamente os materiais junto ao ERP, as organizações podem garantir que sempre tenham os recursos de que precisam.

Gestão contábil e financeira: relatórios com índices e indicadores de desempenho, redução de custos e desperdícios de materiais.

A contabilidade e a gestão financeira são processos essenciais para o crescimento de toda construtora. Dessa forma, relatórios e indicadores de desempenho são duas importantes ferramentas que podem auxiliar na gestão contábil e financeira. Ambas as ferramentas ajudam o gestor a tomar melhores decisões sobre o futuro financeiro de uma empresa. Quando usados juntos, eles podem fornecer uma imagem completa da saúde financeira.

ERP UAU: sistema para construção civil 100% focada no mercado!

Com essas informações em mãos já é possível avaliar os software existentes no mercado. O ERP UAU da Senior Globaltec atende o mercado da construção civil de forma horizontal. Obras, suprimentos, financeiro, folha, fiscal, segurança e patrimônio são soluções específicas das construtoras. Alcance a excelência na gestão financeira com as melhores características que só o ERP UAU possui. Solicite seu diagnóstico gratuito.

Veja o case da Renault Diniz, que aumentou os resultados com a ajuda do ERP UAU!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!