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Veja os principais desafios na gestão de sua imobiliária

A venda e locação de imóveis é uma atividade complexa, muitas imobiliárias tem dificuldade na gestão de aluguel, venda e revenda. Por isso, é importante observar a gestão e o planejamento, as vendas, a publicidade, e a promoção que são feitas. Além disso, deve-se observar tudo que está relacionado com o conhecimento específico do próprio trabalho imobiliário, como as áreas jurídicas e técnicas.

A gestão imobiliária visa examinar cenários do mundo real, as melhores práticas, recursos e técnicas de liderança eficazes para competir com sucesso em um mercado cada vez mais complexo. Ela é projetada para posicionar melhor sua empresa para a estabilidade a curto prazo e crescimento a longo prazo. Conheça os 5 principais desafios na gestão de um negócio imobiliário:

1. Dificuldade na gestão do aluguel, da venda e da revenda

É necessário elaborar corretamente os contratos de aluguel e venda, além de resolver qualquer problema legal que possa surgir nessas operações.  A venda engloba o atendimento ao cliente e o controle das propostas de vendas do imóvel.

A empresa também deve gerir a propriedade alugada, administrando principalmente: o aluguel do inquilino, pagamentos de impostos e reparos dentro da propriedade. A gestão de recebimento deve gerenciar principalmente a inadimplência e o controle de boletos. O ERP é uma ferramenta eficiente para gestão e automedição do trabalho nessa etapa de gestão.

2. Poupe para cobrir os custos da empresa

Economize dinheiro suficiente para cobrir os custos operacionais da empresa, incluindo o aluguel, seguro, equipamentos de escritório, cartazes para as propriedades e web site enquanto os diversos projetos da empresa estão em andamento. Os custos operacionais incluem aluguel, publicidade, pagamentos de funcionários, de serviços e itens diversos.

3. Inflexibilidade

Traçar um cronograma de negócios sem continuamente rever o seu plano versus a realidade. A empresa deve estar disposta a fazer mudanças quando vê que o seu plano inicial está falhando. Trabalhar sem um plano de negócios condenou muitas empresas a perder dinheiro. É importante aprender com os fracassos e incorporar esse conhecimento para o próximo plano. Os principais cronogramas de negócios são:

Cronograma físico macro: deve contemplar os principais grupos de serviços de obra. Esse cronograma serve de parâmetro para as principais estruturas da obra, como fundações e alvenaria estrutural com o planejamento detalhado do início e fim de cada etapa.

Cronograma físico detalhado: se executa após o projeto estar mais detalhado, normalmente se usa um software de gestão de projeto.

Cronograma físico-financeiro (critério de caixa):consolida o cronograma da obra com o cronograma físico, utilizando o critério da CAIXA para o controle do fluxo necessário a execução da obra.

4. Identifique o ciclo do projeto em que a empresa imobiliária se encontra

Um negócio imobiliário compreende três ciclos principais:

1° Compra do Terreno ao lançamento – Média 12 meses

2° Início da Obra ao término da Obra e entrega das Chaves – Média 36 meses

3° Repasse Bancário – 3 meses

É importante saber em qual ciclo o projeto imobiliário se encontra, para então compreender como manter um fluxo de caixa positivo para os seus negócios. Não subestime o capital necessário para prosseguir os projetos mais rentáveis ​​e tenha o dinheiro necessário para financiar esses projetos. Muitas decisões ruins são feitas enquanto as empresas estão em pânico devido à falta de dinheiro em caixa.

5. Problemas com mão de obra

Cada negócio imobiliário é diferente do anterior e cada um deles vai apresentar seus próprios desafios. A construção é normalmente levada por pequenas subcontratantes e isto é particularmente relevante para os serviços.

Para minimizar a evasão dos trabalhadores é necessário oferecer boas condições de trabalho, o que inclui o fornecimento de ferramentas adequadas e abastecimento regular de materiais. Procedimentos padrões para contratação de serviços requer conhecimento prévio das condições técnicas dos empregados, definição clara do objeto do contrato e a forma de pagamento.

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