Imobiliária: como usar o WhatsApp Business a seu favor

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Imobiliária: como usar o WhatsApp Business a seu favor



01 de maio de 2018

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que conquistou o mundo. Dados do final do ano passado mostram que já são 1,5 bilhão de usuários do aplicativo. O sucesso é tão grande que o Facebook, dono do app, lançou uma versão voltada ao relacionamento entre empresas e clientes – o WhatsApp Business.

Há tempos as empresas lançam mão das mensagens para se relacionarem com seus clientes.
Com a nova ferramenta, é possível tornar esse atendimento mais profissional, com automatização, organização e métricas fundamentais para a estratégia de negócio.

Para as imobiliárias, o aplicativo pode fazer enorme diferença nos resultados de vendas e na satisfação do cliente.

Saiba, neste texto, tudo sobre o WhatsApp Business e o universo de possibilidade que uma comunicação mais eficiente pode proporcionar para a sua imobiliária.

As vantagens do WhatsApp Business

As vantagens do WhatsApp Business para os negócios são várias. Entre elas, se destacam:

  1. Perfil empresarial – é possível disponibilizar para os contatos dados como endereço, área de atuação, horário de atendimento, site etc.
  2. Estatísticas – é possível levantar dados sobre número de mensagens enviadas, lidas, recebidas etc.
  3. Etiquetas – por meio das etiquetas, é possível categorizar cada cliente. Por exemplo: clientes novos, clientes de vendas, de locações, desativados etc. O recurso é personalizável.
  4. Mensagens automáticas – mensagens programadas no caso de um cliente entrar em contato fora do horário comercial ou em qualquer situação em que a empresa ou o corretor não possa atender imediatamente.

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Quais os benefícios para as imobiliárias?

Hoje, o fator determinante para o sucesso de um negócio pode ser a agilidade com a qual atende as demandas do cliente. Nas imobiliárias, isso é claramente perceptível por causa da alta concorrência no mercado.

Um cliente pode facilmente migrar para outra imobiliária se o contato que ele começou não foi respondido a tempo.

Os corretores de imóveis no Brasil já perceberam a necessidade de atender os clientes pelo WhatsApp. Com a versão voltada a negócios, lidar com as informações se torna mais fácil e profissional.

Confira, abaixo, tudo o que a imobiliária pode usufruir de uma ferramenta como o WhatsApp:

  1. Mandar mensagens personalizadas – essencial para aproximar o cliente do corretor (e da imobiliária) e criar um laço mais forte em prol do fechamento de bons negócios. É essencial fugir das mensagens padronizadas comuns em e-mails corporativos ou atendimento digital.
  2. Aproveitar a simplicidade de uso – isso é fundamental para quem precisa prestar um atendimento ágil. São vários contatos, cada um com uma demanda diferente. Por isso, simplicidade na interface garante eficiência para lidar com as informações.
  3. Não ter custos com a comunicação – mesmo na versão voltada a empresas, o aplicativo não custa nada.

Qual o procedimento para baixar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business pode ser baixado para o smartphone ou tablet por meio do Google Play Store. Depois de encontrar o aplicativo na loja, verifique o número de telefone da sua empresa (aquele que deseja usar para conversar com os clientes) e conecte ao aplicativo.

Para criar o seu perfil, toque no botão “Menu”, depois “Configurações”, “Configurações da empresa”, “Perfil”. É só seguir o passo a passo, disponibilizado de maneira intuitiva na plataforma.

Se desejar, é possível restaurar o histórico de conversas que já mantinha com clientes na versão de uso pessoal do WhatsApp. Faça um backup manual dos dados antes de restaurar o histórico.

Vale destacar que seu histórico de conversas não poderá ser transferido de volta para o WhatsApp de uso pessoal se você parar de usar a versão Business.

Você pode usar ambos os aplicativos, mas cada em deve estar vinculado ao seu próprio número de telefone, pois não é possível ter um único número vinculado aos dois apps.

Como usar a tecnologia para aumentar a conversão de clientes?

O aplicativo WhatsApp Business ajuda a fazer a gestão do relacionamento de maneira mais eficiente. Entretanto, sua principal vantagem é ajudar na conversão de clientes. Mas como fazer isso. Confira, abaixo, algumas dicas:

Segmente sua comunicação

Lembra das listas que são possíveis criar no WhatsApp Business? Então, elas servem para você segmentar a comunicação com seus clientes. Isso tem a ver com a necessidade de oferecer informações diferentes para cada perfil de cliente.

Um cliente de imóvel na planta precisa de um atendimento mais afinado para que ele se sinta seguro sobre a compra; o locatário demanda uma ponte com o locador; o cliente de imóveis avulsos não pode escapar para concorrência e assim por diante.

O atendimento pelo WhatsApp Business permite que as estratégias de comunicação para cada perfil seja colocada em prática da melhor maneira possível.

Customize o seu conteúdo

O conteúdo transmitido pelo WhatsApp Business precisa ser pensado para ele. Não replique mensagens de outros canais (como e-mail, panfletos etc.) sem antes customizar. O relacionamento fica mais agradável se isso for feito e, consequentemente, agrega valor à sua comunicação.

Use fotos persuasivas

A ferramenta é ótima para controlar aquilo que o seu cliente vai ver. Usar fotos persuasivas é uma excelente maneira de aguçar a curiosidade e fazer com que o cliente peça mais detalhes sobre o imóvel e aumenta as chances de fechar negócio.

Mande áudios

O áudio tem seu lugar como uma das formas mais eficientes de transmitir uma informação. Além disso, ele cria um laço mais forte entre corretor e cliente e é extremamente persuasivo.

Uma boa estratégia para o envio de áudios é sempre finalizar o contato com uma pergunta. Isso demanda a resposta e a comunicação se desenrola de maneira mais favorável a quem deseja persuadir o cliente a fechar um negócio.

O WhatsApp Business é uma solução que pode revolucionar a maneira como sua imobiliária faz o relacionamento com o cliente. Organizar as informações por meio do aplicativo torna os processos de venda e atendimento mais ágeis e contribui para a conversão de clientes. É o uso da tecnologia para gerar bons negócio.

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