A crise política e econômica, os juros altos e as limitações impostas pelos bancos para financiar imóveis são problemas que estão impedindo muitas pessoas de comprarem terrenos e construírem sua tão sonhada residência ou seu ponto comercial. E isto causa um grande impacto nas loteadoras, que acabam fechando menos negócios, levando mais tempo para vender todos os seus lotes e passando por dificuldades devido à inadimplência por parte de quem comprou e não está conseguindo honrar as parcelas. Um software de gestão para loteadoras e imobiliárias pode ajudar muito neste contexto.
Muitas loteadoras têm dado aos compradores a possibilidade de fazer o financiamento diretamente com elas, sem precisar recorrer às instituições financeiras. Elas estão oferecendo taxas de juros mais baixas e condições de pagamento mais flexíveis e precisam se cuidar para não sofrer com o problema de inadimplência. A seguir, daremos algumas dicas que ajudarão a driblar esse problema. Confira:
4 dicas para reduzir a inadimplência nos loteamentos
1. Submeta os compradores à análise de crédito
Ao submeter cada comprador à análise de crédito, a loteadora acaba atuando de forma preventiva, não fechando negócios com pessoas que já têm um nome ‘sujo’ no mercado e que provavelmente atrasarão o pagamento das parcelas e se tornarão inadimplentes. Além disso, ela deixa de ceder um lote para um comprador com nome sujo para um com nome limpo, que dificilmente deixará de pagar as parcelas no prazo certo.
Hoje, existem vários serviços, como o SPC e o Serasa, que possibilitam a análise da situação de cada comprador e indicam se ele tem pagamentos pendentes em outras empresas. Com esses dados em mãos, os responsáveis podem permitir ou não o financiamento direto. Embora esse procedimento intimide alguns potenciais clientes, ele é fundamental para a empresa não ter prejuízos e dores de cabeça no futuro.
2. Negocie com cada cliente
Existem quatro tipos de inadimplentes:
- Os que pagavam as parcelas sempre em dia, mas estão passando por momentos difíceis e que, por isso, estão atrasando;
- Os que atrasam o pagamento uma vez ou outra;
- Os que sempre atrasaram o pagamento;
- Os que se tornaram inadimplentes porque se esqueceram de pagar a parcela ou não receberam o boleto emitido pela loteadora.
A loteadora deve negociar com cada perfil de forma diferente, pois cada um tem suas razões para atrasar o pagamento das parcelas. Cabe aos responsáveis entender a situação do cliente e buscar formas de reduzir ou eliminar os problemas dos atrasos. E para saber qual o perfil de cada inadimplente, os gestores devem contar com um software CRM, que registra o histórico do relacionamento dos compradores com a empresa.
3. Envie os boletos das parcelas por e-mail
Muitas vezes, os compradores se tornam inadimplentes, mesmo que por um único mês, simplesmente porque a loteadora deixou de enviar os boletos impressos em papel. Ou porque a empresa responsável pela entrega teve suas operações paralisadas. Daí a importância de enviar os boletos para o e-mail dos compradores. Também é recomendável utilizar um software que envie automaticamente estes boletos, para que a entrega deles aos clientes seja assegurada.
4. Gere alertas de atraso
Mesmo recebendo o boleto, muitos compradores se esquecem de pagá-lo ou repassam esta tarefa para outras pessoas, que também caem no esquecimento. Uma forma de evitar essa situação é enviando alertas de atraso para os compradores, por e-mail, SMS ou telefone. Um sistema de gestão de inadimplência pode ajudar os gestores nesta tarefa, gerando uma lista com o nome dos compradores que não pagaram o boleto no prazo.
Controle mais fácil e eficaz
Ao seguir todas essas dicas, sua imobiliária conseguirá reduzir o número de inadimplentes. Mas se a gestão da inadimplência for realizada de forma manual, ela poderá tomar muito tempo. Por isso, é importante contar com o apoio de um software de gestão para loteadoras e imobiliárias, que emita boletos e registre o histórico de relacionamentos automaticamente e possibilite um controle mais fácil e eficaz da inadimplência.