CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Modelo prático do Business Intelligence para o mercado de construção civil

Uma pessoa com um lápis riscando um caderno, por cima da imagem, um filtro com gráficos.

Muito se ouve falar de Business Intelligence (BI) para a gestão dos negócios, especialmente a um nível de hierarquia mais alto nas organizações. Diretores, sócios e proprietários são atraídos pela promessa de ferramentas com gráficos e indicadores que monitoram as atividades da empresa e fazem projeções inteligentes.

Mas, como isso funciona na prática no mercado da construção civil? Para quem o Business Intelligence é recomendado? Como implementar o BI e quais os benefícios? Veremos com mais detalhes a seguir.

Para quem o BI é recomendado?

Como o próprio nome já diz, Business Intelligence é uma tecnologia recomendada para empresas que desejam tornar seus negócios mais inteligentes. Essa inteligência vem por meio da organização dos dados que a sua empresa gera.

Tornando-os integrados, passíveis de gerar insights, prospectar clientes, evitar inadimplências e proporcionar novas formas de olhar para os negócios.

No mercado da construção civil, o BI pode ser especialmente útil para empresas que desejam melhorar a eficiência e a rentabilidade de seus projetos, gerenciando melhor os custos, prazos, recursos e riscos envolvidos.

A empresa da construção que deve utilizar o BI é aquela empresa que já está organizada para manter o registro de um grande volume de dados sobre a rotina das suas atividades. Ou então aquela que está disposta organizar a estrutura da empresa para que esses registros sejam gerados. Afinal, não há como tornar inteligentes os dados que não existem ou não são consistentes.

O BI é uma solução que proporciona uma gestão eficaz e embasada em dados estruturados e dispostos de maneira prática para que os gestores possam substituir os relatórios extensos e complexos por relatórios inteligentes gerados pela automação das informações.

Algumas das principais aplicações do Business Intelligence na construção civil incluem:

  • Análise de dados de custos: o BI pode ajudar as empresas a identificar onde estão os principais custos em seus projetos, assim, que tomem medidas para reduzi-los e aumentar sua rentabilidade.
  • Monitoramento de cronogramas: o BI fornece, com filtragem avançada, informações em tempo real sobre o andamento dos projetos, na qual permite às empresas acompanhar o progresso e identificar possíveis atrasos ou problemas.
  • Análise de desempenho: o BI pode ajudar as empresas a avaliar o desempenho de suas equipes, identificando padrões e tendências em relação à produtividade, qualidade do trabalho e segurança no canteiro de obras.
  • Previsão de demanda: o BI prevê a demanda futura por seus serviços, permitindo que elas planejem melhor suas operações e recursos.
  • Análise de riscos: com painéis personalizáveis, o BI identifica e gerencia melhor os riscos associados aos seus projetos, permitindo reduzir suas consequências.
  • Análise de concorrência: o BI pode ajudar as empresas a monitorar e analisar seus concorrentes, permitindo que elas se adaptem melhor às mudanças do mercado e desenvolvam estratégias mais eficazes.

Consigo analisar tendências com o Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence proporciona uma integração das informações colhidas na sua empresa da construção. A carteira de clientes, por exemplo, pode ser organizada conforme vários tipos de perfis. Perfil de compra, faixa salarial, padrão comportamental (casado, solteiro, com filhos), local de interesse.

Dessa forma os consultores podem trabalhar melhor os clientes em potencial e direcionar a venda ou aluguel de um empreendimento mais adequado ao perfil. A gestão também fica informada sobre qual público está atingindo com cada empreendimento. O que proporciona uma visão geral que traz ideias para as futuras construções.

O fluxo de caixa das obras e da empresa também se beneficia muito ao adotar o Business Intelligence. Com o sistema bem alimentado para que a automação das informações aconteça da melhor forma, os relatórios inteligentes trazem previsões e prestações de contas fundamentais para que os gestores possam realizar seus trabalhos.

Comparando o orçado com o executado e acompanhando em tempo real os desembolsos e recebimentos realizados e previstos, é possível projetar e atualizar a margem de lucro e controlar o empenho dos recursos financeiros em tempo real, por exemplo.

Conheça mais do BI UAU da Senior Globaltec:

Preocupação com a segurança dos dados dos clientes

Uma preocupação que se deve ter hoje em dia sobre os dados dos clientes é quanto à proteção e segurança das informações e o direito à privacidade. Com a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem sempre dar ao cliente a opção de que seus dados sejam retirados da base de dados quando quiserem e também é preciso garantir a segurança das informações. A LGPD ou Lei Nº 13.709 deve entrar em vigor a partir de setembro de 2020 e prevê multa para quem descumpri-la.

Quando se trata de venda e aluguel de imóveis, lidamos com dados sensíveis como informações salariais, composição familiar, imposto de renda, dados bancários, por isso a segurança se torna cada vez mais importante.

Os dados financeiros da sua empresa também devem estar protegidos, por isso é importante organizar-se para adotar um modelo compatível com Business Intelligence: dados limpos, seguros e inteligentes são mais sólidos e cumprem a nova legislação. Também aumentam a transparência da sua gestão frente a sócios e aos órgãos de fiscalização do governo.   

Como implementar o BI UAU da Senior Globaltec na prática

O BI Globaltec é indicado para quem já utiliza o ERP UAU e o alimenta de forma constante, mas deseja melhorar a utilização dos seus dados para uma gestão de alto nível. Caso sua empresa ainda não utilize o ERP UAU, é possível implantar o sistema já com foco para a organização dos dados que possibilite o uso do Business Intelligence.

Primeiro é preciso entrar em contato com nossa equipe para contratar o módulo BI. Depois, durante a implantação, os dados da sua empresa deverão ser “saneados” para que a automação funcione corretamente.

Ou seja, todos os dados que alimentam o sistema deverão ser organizados e limpos para que o BI seja eficaz. Durante todo esse processo você e sua equipe serão acompanhados pessoalmente por um consultor de implantação e passarão por um tempo de adaptação e treinamento.

Benefícios do BI UAU da Senior Globaltec

A tendência de verticalização na gestão das empresas da construção faz com que seja preciso ter soluções que produzam e processem informações internas. Verticalizar significa procurar cada vez mais pela autossuficiência e controlar os processos da empresa. Com isso, o custo de produção aumentou e as dificuldades de integração da gestão de diferentes áreas se tornou evidente.

A diminuição do custo de produção e a gestão integrada vêm com o uso de um ERP, um sistema de gestão integrada como o UAU. E o ERP pode ser ainda mais eficiente quando organizado na direção do Business Intelligence: um sistema com dados limpos, seguros e automatizados gera relatórios, indicadores e painéis com informações que atendem às exigências de uma gestão de alto nível para as empresas da construção.

O BI UAU da Senior Globaltec traz transparência, segurança, clareza e insights para a gestão das construtoras, incorporadoras e imobiliárias, tudo com base em dados reais.

Quer saber mais sobre as tendências do Business Intelligence para segmento de incorporação e construção. Inscreva-se gratuitamente no Conecta UAU! Transformando insights em dados: BI na construção civil, dia 29 de março de 2023, às 15h.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!