Essa pergunta tem várias respostas, mas uma coisa une todas elas: quando estiver na hora de se planejar e se organizar para crescer com um erp construtora.
O planejamento é algo extremamente importante para as construtoras que desejam dar um passo maior no mercado.
É preciso saber exatamente quanto dinheiro entra, quanto sai, quantas notas são recebidas, enviadas, gerenciar o estoque, as tarefas diárias do escritório e do canteiro de obras. E isso só é possível com uma ferramenta bem estruturada, um ERP que una todas essas informações em um lugar só.
Não estamos falando de um planejamento simples, para cumprir uma tarefa ou uma obra. Uma construtora precisa de um ERP quando tem planejamento estratégico.
O planejamento estratégico leva em conta o longo prazo: de 5 a 10 anos. Também considera todos os níveis hierárquicos dentro da empresa:
- Estratégico (decisores);
- Tático (gerentes);
- Operacional (supervisores).
Por isso, procure um ERP quando estiver certo de que precisa se estruturar. Os benefícios são muitos.
O que um ERP precisa ter para atender uma construtora
1. Mobilidade e agilidade de um erp construtora
As construtoras têm atividades desenvolvidas em locais diferentes: no escritório e no canteiro de obras.
É essencial que o ERP para construtora seja 100% mobile, com opções de aplicativos, armazenamento de dados na nuvem e acesso via internet.
Dessa forma os dados do escritório e das obras ficam juntos em um mesmo sistema, tornando a gestão mais ágil e os dados mais realistas.
2. Ser específico para construtoras
As construtoras têm necessidades de gestão diferentes das outras empresas.
É preciso que o ERP construtora seja capaz de gerar relatórios por obra, por período, por etapa. O sistema precisa levar em conta todo o processo de compras e vendas de insumos e unidades, a gestão das equipes, os cronogramas físico-financeiros, a gestão do fluxo de caixa.
O ERP que conhece o mercado da construção oferece vários recursos que ajudam a economizar nas obras e a controlar os gastos como nunca antes.
3. Cruzar informações
De nada adianta juntar informações se elas não se integrarem. Informação dispersa não gera conhecimento, mas informações que se cruzam e se alimentam geram relatórios inteligentes e insights importantes.
Um bom ERP para construção é capaz de integrar os dados das diversas áreas de uma construtora e oferecer um panorama da realidade da empresa em tempo real, diminuindo retrabalhos e agilizando processos.
4. Oferecer treinamento e suporte
Assim como o planejamento estratégico não é algo para amanhã, a adaptação a um ERP novo requer treinamento e suporte.
Usar um ERP com sucesso depende do quanto a sua equipe aceitará a solução e se saberá usar o que ela oferece de melhor.
Para garantir que isso se torne realidade, é preciso ter um bom processo de implantação, cuidadoso, que leve em conta as atividades diárias da empresa e o treinamento das equipes da construtora.
Depois da implantação, o suporte especializado deve garantir que as dúvidas sejam resolvidas com rapidez e eficiência.
5. Se integrar com BIM, outras soluções e ser adaptável
Não tem jeito, um bom ERP construtora precisa agregar as informações com a metodologia BIM.
Você pode tirar o melhor que o BIM tem a oferecer usando os dados de detalhamento de cada obra para o seu processo de gestão. Informações que conversam umas com as outras evitam retrabalho, economizam tempo e dinheiro.
Além disso, o ERP precisa se integrar com outras ferramentas tecnológicas que sua construtora já usa. Por isso, certifique-se de que o ERP que escolher tenha API, que é como se deixasse uma “tomada” aberta para que outros desenvolvedores se conectem ao sistema.
Histórias de sucesso na escolha de um ERP construtora
Pense no seguinte cenário: a Habitare, construtora de Niterói, RJ, precisava de uma solução tecnológica para sua empresa. Eles queriam fazer o processo de compra até pós-venda de imóveis totalmente digital, uma verdadeira revolução.
Entrevistaram várias empresas, compararam preços, demoraram para fazer uma escolha bem informada.
Quando escolheram a Globaltec, ficaram satisfeitos com a solução. A implantação do sistema foi feita de forma fácil, suave, as soluções e relatórios estão sempre à mão.
Agora o pós-venda é feito com aplicativos, portal do cliente, gerenciamento de financiamentos. Com o API, as soluções de outros fornecedores se integrou perfeitamente.
Como consequência, diminuíram em 60% os custos de um lançamento de empreendimento tornando todo o processo digital.
Acompanhe o case de sucesso da Habitare, eles revolucionaram o lançamento digital com um ERP integrado com soluções de planejamento estratégico.
Que tal tornar a história da sua construtora uma história de sucesso como essa?
Fale conosco e descobriremos juntos como resolver as maiores dificuldades da sua construtora!