Você provavelmente já sabe o que fazer na sua gestão de obra, mas será que consegue ver os erros que comete?
Então, os atrasos nos empreendimentos, dificuldade de enxergar o fluxo de caixa, problemas de pagamentos, tudo isso pode ser sintoma de problema de gestão.
O que está acontecendo de errado?
O que você não deve fazer na gestão de obra
Imagine o cenário: a obra é tocada conforme o gosto da equipe de execução. A compra de materiais é desordenada. Desse modo, não há controle de notas fiscais. O fluxo de caixa fica em uma planilha guardada no computador de um gestor e não se comunica com a obra.
Esse te parece o cenário ideal?
Pois é, provavelmente não!
É preciso ter soluções tecnológicas que apóiem a gestão. Chega de improviso! Nesse sentido, o setor de projetos e execução de obras precisa se organizar seriamente.
A construção civil costuma ter resistência às soluções tecnológicas. No entanto, apenas as equipes de engenheiros têm aderência maior a um software ou sistema. Esse é um grande erro.
É preciso de gestores como mestres de obras, apontadores, fiscais e outros, em todos os níveis, saibam usar um mesmo sistema. Dessa forma se pode controlar gastos, fluxo de caixa, pagamentos, recebimentos, notas fiscais e muito mais!
Gestão de obra: é sua última chance de crescer em 2022
O mercado de loteamentos cresceu quase 200% em 2021. Sua empresa está participando desse nicho? Caso não esteja, vai perder negócios!
Os loteamentos são empreendimentos de execução mais simples e ficam prontos mais rápido. Portanto, é mais fácil aproveitar as altas do mercado, pois o término das obras não demora tanto.
O mais difícil é conseguir as aprovações ambientais e na prefeitura. Assim com o planejamento certo e a experiência, fica mais fácil fazer loteamentos rapidamente.
As vendas também trabalham com valores mais baixos, o que chama a atenção dos compradores. Dessa forma você pode escoar o estoque rapidamente e gerar lucro enquanto trabalha em outros empreendimentos.
Considere diversificar a sua atividade caso ainda trabalhe apenas como construtora!
O que falta para sua loteadora ter uma gestão integrada?
A gestão integrada com o uso de um sistema como o ERP UAU da Globaltec traz muitas vantagens. Todas as informações ficam concentradas em um único lugar e cada trabalhador é responsável por alimentar o sistema.
Uma vez que os dados estão no sistema, eles serão tratados e se tornarão inteligentes, oferecendo relatórios e estatísticas que dão um panorama completo da sua empresa.
Quem é que não quer ter esse nível de controle?
Gestão de obra: faça isso para lucrar mais
Por outro lado, com o detalhamento de dados, você consegue ter noção dos mínimos detalhes na gestão de obra integrada para escalar o negócio.
Afinal, construtoras sem gestão de obra integrada não têm controle sobre o que gastam e ganham em cada etapa. Dessa forma é fácil se perder nas etapas de uma obra para loteamento.
Portanto, tenha mais controle nos processos financeiros, de geração de boletos, visão sistêmica de todo empreendimento, comprometimento com os prazos da obra, otimização de tempo e dos processos. Para isso, basta adotar uma solução como o ERP UAU.
Case de sucesso: Buriti Empreendimentos
Conheça uma empresa protagonista no mercado: a Buriti Empreendimentos. Eles conseguiram tornar a gestão de pagamentos totalmente eletrônica. Isso acabou trazendo mais facilidade e rapidez para o dia a dia.
Mão de obra: como controlar os custos
Os custos com mão de obra podem sair do controle facilmente. Contudo, é essencial para a gestão de obra que consiga administrar as coisas quando saírem do controle. Para se destacar no mercado, é preciso oferecer um diferencial.
Você consegue calcular, hoje, os custos da mão de obra na sua empresa?