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3 perguntas para uma gestão eficiente de Shopping Center

Gerir um shopping center é uma missão de alta complexidade. Por isso, buscar a eficiência administrativa é a melhor maneira de alcançar resultados concretos em termos do aumento de lucros. Mas por onde iniciar a busca pela eficiência na gestão de shopping?O primeiro passo é responder a três perguntas básicas:

1) A gestão dos pagamentos dos aluguéis está sendo bem executada?

De maneira geral, um shopping é um negócio imobiliário. O proprietário aluga um espaço aos lojistas para que eles possam desenvolver suas atividades comerciais e, em toca, pagam um valor de aluguel proporcional ao espaço adquirido. É por isso que a atividade principal do administrador do shopping é realizar a gestão dos aluguéos pagos.

A gestão do aluguel não deve simplesmente buscar a ocupação dos espaços ofiosos. É preciso fazer tomadas de decisão estratégicas quanto aos segmentos e marcas que serão aceitos no shopping. Essas decisões irão influenciar a percepção dos clientes sobre a marca do empreendimento, afetando sua popularidade e a atração de visitantes.

Se um shopping não possui a diversidade adequada de estabelecimentos, ou se ele apresenta lojas com um perfil que não se encaixa nas expectativas dos frequentadores, sua popularidade irá cair. Como consequência, as vendas de todos os comerciantes serão afetadas negativamente. E, claro, o próprio shopping irá perder em receita – pois algumas lojas podem ser fechadas.

2) Como é feito o controle de carteira?

O controle de carteira tem muito a ver com o que mencionamos acima. Trata-se de fazer um acompanhamento dos estabelecimentos que são clientes do shopping, ou seja, que alugam suas instalações. Esse acompanhamento tem o objetivo de garantir que shopping e lojistas estão cumprindo suas obrigações, bem como fortalecer a parceria entre as duas partes.

 

O controle de carteira bem executado permite identificar dificuldades que estão sendo enfrentadas no relacionamento entre o shopping e os lojistas como, por exemplo, atrasos no pagamento de aluguel ou quebras de cláusulas contratuais.

Além disso, esse controle também permite identificar novas chances de parceria. Por exemplo, se um lojista tiver planos de expansão, o shopping pode oferecer vantagens para sua permanência como locatário. É um trabalho importante no sentido de aprofundar relações com alto potencial de lucratividade.

3) As receitas e as despesas estão conforme o planejado?

É claro que o acompanhamento financeiro também é fundamental para a gestão eficiente de shopping. Os gestores, proprietários e sócios precisam de dados e análises precisos sobre receita e despesas, para determinar a viabilidade de certas decisões.

Os shoppings fazem parte de um ramo de negócio que exige investimentos constantes. As melhorias em infraestrutura básica e estrutura de conforto precisam acompanhar o nível de exigência dos frequentadores; e esse nível é alto, uma vez que o shopping é culturalmente visto como um espaço de lazer das classes média e alta. Se a realidade não corresponder a essa expectativa, o shopping perderá clientes.

Ao mesmo tempo, investimentos só podem ser realizados se o shopping tiver uma receita que mantenha o shopping lucrativo. Este é o equilíbrio ideal. Em outras palavras, é preciso investir para obter lucros; mas também é preciso estar lucrativo (financeiramente saudável) para investir.

Se o equilíbrio for perdido, é hora de avaliar duas possibilidades. A primeira opção é cortar os investimentos – mas sempre tenha em mente que isso irá, a médio prazo, reduzir a percepção de valor dos frequentadores sobre o espaço do shopping.

A segunda opção é fazer alterações na gestão de aluguel, com a intenção de elevar a receita do shopping. Essa escolha deve focar na obtenção de clientes com condições de gerar mais receita, seja diretamente (através do pagamento de valores mais altos pelo aluguel do espaço) ou indiretamente (trazendo valor agregado para o conjunto do shopping, através de sua marca reconhecida e apreciada).

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