Área do Cliente

7 processos infalíveis para melhorar sua gestão de loteamento



22 de janeiro de 2019

O ciclo de vendas de loteamentos é muito mais complexo do que produtos comuns. Entre administrar a carteira de clientes, fazer o controle de comissões e tomar medidas contra a inadimplência, a gestão de loteamentos correta é o que fará a diferença.

Mas como é possível melhorar os processos dentro da gestão de loteamentos? É sobre isso que falaremos hoje! Continue lendo e veja as principais dicas:

1.1   1. Prospecção de novos clientes

Todo vendedor sabe: os clientes são o que movem a gestão de loteamentos. Você não pode esperar que clientes do mercado imobiliário venham até você. Em vez disso, é preciso também chegar até eles.

A gestão de loteamentos não pode contar apenas com referências, propaganda boca a boca e esforços de marketing promocionais para a prospecção. Embora todas essas atividades sejam boas maneiras de divulgar um projeto, elas não devem vir acompanhadas de uma busca proativa.

Aqui estão várias ideias e atividades de prospecção na gestão de loteamentos você:

  • Utilize as redes sociais a seu favor;
  • Whatsapp pode diminuir tempo e dinheiro na prospecção;
  • Crie vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Realize uma “casa aberta” — mesmo sendo lotes, mostrar a área aos possíveis clientes pode impulsioná-los à compra; 
  • Acompanhe os encaminhamentos que chegam pelo seu website e outros esforços promocionais.

1.2   2. Gerenciamento da carteira de clientes

Os processos de administração de loteamento não se aplicam somente aos clientes prospectados ativos. Saber movimentar a lista de clientes inativos é essencial para aumentar a lucratividade de seus processos de venda.

Com informações precisas sobre a movimentação dos consumidores, é possível realizar um gerenciamento ativo da carteira de clientes e antecipar o ciclo deles dentro da empresa.

Ao associar os clientes aos dados de loteamento, corretores e gestores podem estar alinhados com oportunidades de fechamento de negócios.

1.3   3. Inteligência de mercado para tomada de decisão

Entre as maiores vantagens da implementação de um sistema de ERP está o monitoramento constante dos processos. Com ele, é possível gerar uma inteligência de mercado interna.

Como o aprendizado gerado é constante, o ERP permite uma tomada de decisão mais ágil e uma perspectiva mais ampla, tanto na prospecção quanto no gerenciamento da carteira.

O monitoramento de dados de clientes e loteamento torna as ações de otimização dos processos — como as campanhas de incentivo e rotatividade da carteira — mais bem definidas,

1.4   4. Otimização do desempenho de vendas

Além de gerenciar o loteamento, um sistema ERP avalia dados internos da equipe e unifica o cadastro das informações de vendas. Saber como cada um dos profissionais desempenha suas atividades permite uma visão ampla do negócio.

Com base nesses dados, você pode realizar campanhas de incentivo entre os vendedores com um melhor direcionamento, ajustando metas individualmente e alcançado melhores resultados de sua equipe.

1.5   5. Gestão de aluguel e redução de inadimplências

Os compradores decidem adquirir um imóvel a partir das suas necessidades e das características que se encaixam à sua realidade financeira. Com isso, lotes acabam sendo adquiridos por meio do financiamento direto, sem o intermédio de instituições bancárias ou financeiras.

A gestão de loteamentos deve ser capaz de emitir boletos e guardar o registro do histórico de vendas realizadas. Em posse dessas funcionalidades, é possível consultar rapidamente relacionamentos e contatos feitos entre o cliente e a empresa.

Além disso, alguns processos envolvem a gestão de aluguel, que deve ser simplificada em um sistema único, possibilitando o controle de inadimplências e ajudando a não comprometer o financeiro da empresa.

1.6   6. Controle de gastos e orçamentos

O empreendimento imobiliário ganha muito mais versatilidade em relação ao controle de investimentos e gastos quando utiliza um sistema automatizado. O ERP permite categorizar orçamentos de acordo com o departamento e as empresas.

Além disso, o sistema também realiza o cálculo e faz a gestão das comissões dos vendedores. O controle completo se dá pela integração dessas informações com todas as outras aplicações da empresa. Isso torna o processo de compra e negociação de novos loteamentos mais assertivo.

1.7   7. Banco de dados de imóveis

Possuir uma base de dados abrangente sobre o mercado de construção civil e de negócios imobiliários é fundamental. Dessa forma, é possível utilizar essas informações para cruzar informações, gerar métricas atuais e ser mais assertivo no seu loteamento.

Um software de gestão permite que o gestor monitore de perto tudo o que acontece ao seu redor, proporcionando um constante aprendizado.

Para se inspirar e ver mais sobre como um software ERP pode te ajudar na gestão de loteamentos, aproveite e leia nosso post sobre automação de processos e atividades fiscais!



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