A inadimplência é o inimigo declarado dos negócios brasileiros. Em época de crise, a situação piora e é responsável pelos maus resultados que inúmeras organizações apresentam. Por isso, a recuperação da inadimplência no setor da construção civil é fundamental para a sobrevivência das empresas em um mercado já marcado pela alta concorrência.
Os prejuízos causados pela inadimplência podem ser difíceis de recuperar. Na construção, essa falta de caixa pode paralisar a obra e causar problemas para os clientes que estão em dia, além, é claro, dos prejuízos para a imagem da construtora ou incorporadora.
Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar a sua empresa do setor de construção civil a prevenir os problemas causados pelos clientes que deixam de pagar as parcelas em dia. Siga em frente!
Acompanhe os números da inadimplência
Por ser um problema tão importante, a inadimplência precisa ser acompanhada de perto. Não é possível deixar de ter números e a relação de devedores. Apenas com esses dados é possível colocar em prática uma estratégia de recuperação da inadimplência no setor da construção civil.
É necessário estabelecer processos e ferramentas para ter um controle contínuo da situação de cada cliente e, principalmente, dos devedores.
Acompanhe a evolução dos recebimentos de cada cliente
Informações sobre a evolução dos recebimentos são fundamentais para definir a melhor maneira de abordar o cliente e quais medidas tomar. O total da dívida e valores não vencidos podem servir para a negociação de novas condições de pagamento.
Atualize o histórico de cada cliente
A recuperação da inadimplência no setor da construção civil passa pelo registro do histórico de cada cliente, que deve ser atualizado e fácil de consultar. Um software ERP, como o sistema UAU da Globaltec, é a melhor solução para manter o cadastro atualizado e acompanhar situações de inadimplência na carteira de clientes.
Lembre-se que a estratégia de negociação deve levar em conta o histórico. Afinal, não podem ser cometidas injustiças como impor condições de pagamento iguais para devedores contumazes e clientes que nunca atrasaram mas passam por um período difícil em sua vida financeira.
Recuperação da inadimplência no setor da construção civil sem cancelar contratos
Lidar com a inadimplência é uma das operações mais delicadas em uma empresa do setor de construção civil. Ao levar adiante iniciativas de cobrança e recuperação de débitos, pode ser que a empresa estimule o cancelamento da compra por parte do cliente.
Entretanto, a construtora ou incorporadora não pode assumir os prejuízos, sob risco de inviabilizar a operação. Por isso, é fundamental amparar a política de cobrança a um bom relacionamento com os consumidores.
Negocie um plano de liquidação com as melhores condições possíveis para o cliente e para o seu negócio. Lembre-se que o foco é manter o contrato.
Quanto antes for o contato sobre a inadimplência, melhor. Saber o motivo do atraso e negociar uma nova data de pagamento sem grandes ônus para o cliente é fundamental para passar uma boa impressão.
Se o cliente não puder pagar o débito, negocie um plano de liquidação da dívida, levando em conta o total a ser pago, e pondere a aplicação de juros.
Não abandone o cliente
Muitas vezes, o inadimplente não paga suas dívidas porque atravessa um momento de dificuldade em sua vida financeira, como a que a perda de emprego proporciona, principalmente em época de crise.
Mas essa fase pode ser passageira e a pessoa pode voltar a comprar e manter as parcelas em dia. Se a sua empresa esteve ao lado dele durante o momento difícil, pode ter certeza que voltará a comprar e fazer parte da sua carteira de clientes, além de tornar-se um promotor da marca.
Preservar a carteira de clientes é fundamental para a recuperação da inadimplência no setor da construção civil.
Estabeleça boas condições de pagamento durante a venda
A ansiedade em comprar um imóvel não pode suplantar o cuidado com as condições de pagamento. Muitos clientes assumem dívidas que não têm condição de pagar, por isso, é essencial o vendedor saber levantar essas questões na hora da venda.
É necessário atender a necessidade do cliente de forma efetiva. O plano de pagamento deve estar de acordo com as suas possibilidades, com valor de parcelas adequado ao seu orçamento mensal. Isso previne a inadimplência.
Use a tecnologia a seu favor
Usar a tecnologia é fundamental para a recuperação da inadimplência no setor da construção civil. O sistema ERP da Globaltec, por exemplo, facilita o dia a dia da equipe responsável pela gestão da inadimplência ao oferecer um sistema completo e automatizado, que apresenta em gráficos de fácil leitura as pendências atualizadas (para ações já no primeiro dia de atraso), além de compor um histórico preciso de cada cliente.
Como vimos, a recuperação da inadimplência no setor da construção civil é fundamental para a sobrevivência dos negócios na área. O combate a essa situação deve ser cotidiano e as ferramentas digitais, como ERP da Globaltec, auxiliam nas melhores práticas para se evitar prejuízos.
E você, o que tem feito para reduzir a inadimplência na sua construtora, incorporadora ou imobiliária? Entre em contato para mais informações sobre os sistemas da Globaltec!