CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Dicas para recuperação da inadimplência no setor da construção civil


Dicas para recuperação da inadimplência no setor da construção civil

A inadimplência é o inimigo declarado dos negócios brasileiros. Em época de crise, a situação piora e é responsável pelos maus resultados que inúmeras organizações apresentam. Por isso, a recuperação da inadimplência no setor da construção civil é fundamental para a sobrevivência das empresas em um mercado já marcado pela alta concorrência.

Os prejuízos causados pela inadimplência podem ser difíceis de recuperar. Na construção, essa falta de caixa pode paralisar a obra e causar problemas para os clientes que estão em dia, além, é claro, dos prejuízos para a imagem da construtora ou incorporadora.

Pensando nisso, preparamos este texto para ajudar a sua empresa do setor de construção civil a prevenir os problemas causados pelos clientes que deixam de pagar as parcelas em dia. Siga em frente!

Acompanhe os números da inadimplência

Por ser um problema tão importante, a inadimplência precisa ser acompanhada de perto. Não é possível deixar de ter números e a relação de devedores. Apenas com esses dados é possível colocar em prática uma estratégia de recuperação da inadimplência no setor da construção civil.

É necessário estabelecer processos e ferramentas para ter um controle contínuo da situação de cada cliente e, principalmente, dos devedores.

 Acompanhe a evolução dos recebimentos de cada cliente

Informações sobre a evolução dos recebimentos são fundamentais para definir a melhor maneira de abordar o cliente e quais medidas tomar. O total da dívida e valores não vencidos podem servir para a negociação de novas condições de pagamento.

Conheça as melhores práticas para gerenciar a inadimplência no mercado de construção civil

Atualize o histórico de cada cliente

A recuperação da inadimplência no setor da construção civil passa pelo registro do histórico de cada cliente, que deve ser atualizado e fácil de consultar. Um software ERP, como o sistema UAU da Globaltec, é a melhor solução para manter o cadastro atualizado e acompanhar situações de inadimplência na carteira de clientes.

Lembre-se que a estratégia de negociação deve levar em conta o histórico. Afinal, não podem ser cometidas injustiças como impor condições de pagamento iguais para devedores contumazes e clientes que nunca atrasaram mas passam por um período difícil em sua vida financeira.

Recuperação da inadimplência no setor da construção civil sem cancelar contratos

Lidar com a inadimplência é uma das operações mais delicadas em uma empresa do setor de construção civil. Ao levar adiante iniciativas de cobrança e recuperação de débitos, pode ser que a empresa estimule o cancelamento da compra por parte do cliente.

Entretanto, a construtora ou incorporadora não pode assumir os prejuízos, sob risco de inviabilizar a operação. Por isso, é fundamental amparar a política de cobrança a um bom relacionamento com os consumidores.

Negocie um plano de liquidação com as melhores condições possíveis para o cliente e para o seu negócio. Lembre-se que o foco é manter o contrato.

Quanto antes for o contato sobre a inadimplência, melhor. Saber o motivo do atraso e negociar uma nova data de pagamento sem grandes ônus para o cliente é fundamental para passar uma boa impressão.

Se o cliente não puder pagar o débito, negocie um plano de liquidação da dívida, levando em conta o total a ser pago, e pondere a aplicação de juros.

Não abandone o cliente

Muitas vezes, o inadimplente não paga suas dívidas porque atravessa um momento de dificuldade em sua vida financeira, como a que a perda de emprego proporciona, principalmente em época de crise.

Mas essa fase pode ser passageira e a pessoa pode voltar a comprar e manter as parcelas em dia. Se a sua empresa esteve ao lado dele durante o momento difícil, pode ter certeza que voltará a comprar e fazer parte da sua carteira de clientes, além de tornar-se um promotor da marca.

Preservar a carteira de clientes é fundamental para a recuperação da inadimplência no setor da construção civil.

Estabeleça boas condições de pagamento durante a venda

A ansiedade em comprar um imóvel não pode suplantar o cuidado com as condições de pagamento. Muitos clientes assumem dívidas que não têm condição de pagar, por isso, é essencial o vendedor saber levantar essas questões na hora da venda.

É necessário atender a necessidade do cliente de forma efetiva. O plano de pagamento deve estar de acordo com as suas possibilidades, com valor de parcelas adequado ao seu orçamento mensal. Isso previne a inadimplência.

Use a tecnologia a seu favor

Usar a tecnologia é fundamental para a recuperação da inadimplência no setor da construção civil. O sistema ERP da Globaltec, por exemplo, facilita o dia a dia da equipe responsável pela gestão da inadimplência ao oferecer um sistema completo e automatizado, que apresenta em gráficos de fácil leitura as pendências atualizadas (para ações já no primeiro dia de atraso), além de compor um histórico preciso de cada cliente.

Como vimos, a recuperação da inadimplência no setor da construção civil é fundamental para a sobrevivência dos negócios na área. O combate a essa situação deve ser cotidiano e as ferramentas digitais, como ERP da Globaltec, auxiliam nas melhores práticas para se evitar prejuízos.

E você, o que tem feito para reduzir a inadimplência na sua construtora, incorporadora ou imobiliária? Entre em contato para mais informações sobre os sistemas da Globaltec!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!