Área do Cliente

Inteligência Artificial na construção: resultados positivos



31 de julho de 2018

Estamos em meio a uma verdadeira revolução industrial. Os sistemas informatizados assumem cada vez mais a linha de frente da gestão e produção em diversos segmentos do mercado e a Inteligência Artificial já ganhou status de ferramenta fundamental na integração de processos em prol do aumento da produtividade.

Na construção civil, o impacto da tecnologia é extremamente positivo e costuma ser a chave para o sucesso de um empreendimento. Saiba, neste texto, como a Inteligência Artificial pode ser usada pela sua empresa para melhorar os processos produtivos e obter resultados palpáveis de aumento da eficiência e da rentabilidade dos negócios.

O que é Inteligência Artificial?

O termo “Inteligência Artificial” surgiu ainda em 1950 nos Estados Unidos. Foi uma onda de especulações fomentadas por pesquisadores que descreviam um futuro onde as máquinas assumiriam o lugar dos seres humanos na resolução de problemas complexos.

E o futuro chegou! A computação permitiu a resolução de problemas de maneira automatizada e os sistemas integrados, como o ERP, por exemplo, são essenciais na gestão de diversas frentes de trabalho nas mais variados segmentos do mercado.

A Inteligência Artificial é um novo passo para concretização do cenário especulado há mais de meio século. A evolução do processamento de dados leva a criação de computadores cada vez mais autônomos e que tomam decisões com base em uma série de variáveis que seriam impossíveis de serem levadas em conta por uma pessoa de maneira rápida.

O resultado são decisões mais acertadas com base em informações analisadas, compiladas e classificadas segundo as determinações do projeto.

Quais são os impactos da Inteligência Artificial na construção civil?

O setor da construção civil pode se beneficiar da Inteligência Artificial tanto no tocante à eficiência produtiva quanto no que diz respeito ao seu produto final: todo mundo já ouviu falar de casas e prédios inteligentes e o valor agregado que isso traz para os negócios, não é mesmo?

Os prédios inteligentes apresentam tecnologias integradas que gerenciam desde a iluminação até a segurança nos espaços residenciais ou comerciais, sem contar o uso de diversos gadgets para tornar o cotidiano das pessoas mais eficiente.

É uma tendência que visa oferecer conforto e bem-estar a quem mora ou frequenta os espaços, além de ser uma forma de reduzir gastos e promover a sustentabilidade.

A tendência é que o mercado de imóveis inteligentes cresça cada vez mais e suas tecnologias sejam incorporadas ao cotidiano e aos empreendimentos voltados à população de baixa renda.

Qualquer construtora, incorporadora ou imobiliária precisa estar atenta a essas tendências para não ficar para trás nesse mercado tão competitivo. Até os shoppings centers podem aproveitar as vantagens dessa tecnologia na gestão do dia a dia da atividade comercial.

Já na área produtiva, a Inteligência Artificial no canteiro de obras permite o aumento da produtividade e rentabilidade por meio de redução de custos e de processos mais eficientes nas diferentes etapas de um empreendimento.

Um sistema ERP integrado com Inteligência Artificial ajuda desde o corretor no estande de vendas até o gestor das fundações e do acabamento. O sistema permite acompanhar os indicadores dos trabalhos e visualizar gargalos e focos de desperdício de tempo ou materiais, por exemplo.

Qual o panorama atual no mercado da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já é usada de maneira expressiva por diversas empresas nos projetos de empreendimentos, sejam eles inteligentes ou tradicionais. Confira algumas aplicações já em uso da tecnologia:

Modelagem 3D

A modelagem 3D é essencial para projetos que visam prever todas as funcionalidades e até mesmo problemas que venham a surgir no empreendimento, seja na fase de construção ou depois da entrega das chaves.

Os softwares de modelagem permitem criar uma representação tridimensional com cálculos matemáticos precisos e promovem a facilidade da visualização de todos os seus detalhes, permitindo até mesmo alterações em prol de maior eficiência dos projetos.

A modelagem pode ser usada em todas as etapas da construção e a Inteligência Artificial auxilia na análise de dados e projeções de cenários futuros.

Drones

Os drones têm uma gama de aplicações na construção civil, apesar de muitas empresas não estarem atentas às funcionalidades da ferramenta. Eles podem ser usados na inspeção do canteiro de obras em busca de desperdícios, não conformidades e até mesmo servir de ferramenta visual para a equipe de marketing e vendas.

Dispositivos Móveis

As ferramentas móveis são essenciais no processo de gestão do canteiro de obras. Sistemas ERP com essa funcionalidade, como o UAU da Globaltec, permitem ao gestor visualizar na palma da mão todas as informações necessárias para a tomada de decisões acertadas nas diversas frentes de trabalho.

O futuro é móvel, por isso a Globaltec investiu no desenvolvimento de aplicações mobile para a integração dos sistemas de gestão das empresas do setor de construção civil.

Por meio de uma plataforma prática e intuitiva, que pode ser acessada por smartphones ou tablets, as informações são organizadas e apresentadas por meio de gráficos, atualizados em um único painel.

A parceria entre construtoras e as empresas de tecnologia, como a Globaltec, permite o desenvolvimento de uma operação mais eficiente e com resultados palpáveis no tocante à rentabilidade, satisfação do cliente e aproveitamento de oportunidades que surgem a todo o momento no mercado.

A Inteligência Artificial é fruto dos esforços de aproveitamento máximo das tecnologias digitais para negócios mais saudáveis e sustentáveis. Se sua construtora, incorporadora, imobiliária ou shopping precisa de uma solução integrada para projetos ou gestão, investir nessa tecnologia é o melhor caminho.

O que você achou deste conteúdo? Quer conhecer todas as possibilidade que o sistema da Globaltec oferece? Entre em contato e fale com um consultor!



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879